UAI
Alta quilometragem

Novo C3 Aircross ainda não foi lançado, mas já foi à lua; entenda

Stellantis afirma que novo Citroën C3 Aircross já percorreu meio milhão de quilômetros em testes de pré-lançamento; veja detalhes

Publicidade
Citroën C3 Aircross já percorreu quase 1,5 vezes a distância da Terra a Lua
Citroën C3 Aircross já percorreu quase 1,5 vezes a distância da Terra a Lua Foto: Stellantis / Divulgação

A Citroën está cada vez mais próxima de lançar o seu novo SUV C3 Aircross. Para isso, o modelo está sendo submetido a uma série de testes e foi, inclusive, flagrado rodando nas ruas de Belo Horizonte e Betim (MG), nas últimas semanas.

Com isso, o novo SUV percorreu distâncias astronômicas que chegam a ser maiores que a distância entre a Terra e a Lua. O modelo atingiu a marca de 500 mil quilômetros rodados, o equivalente a 1,3 vezes o trajeto entre os corpos celestes.   

Como funcionam os testes com o novo Citroën C3 Aircross? 

 

C3 Aircross de traseira em área de mata
C3 Aircross está prestes a ser lançado no mercado brasileiro e passa por testes Foto: Stellantis / Divulgação

Todos os testes começam no computador, por meio de softwares capazes de reproduzir inúmeras condições de rodagem. Em seguida, os resultados são aplicados em simuladores da região, onde engenheiros podem entender o comportamento do novo C3 Aircross antes mesmo que o primeiro protótipo se torne realidade. Nesta fase, foram realizadas 14 mil horas de simulações em mais de 250 provas.

Em seguida, são feitas rodagens com diversos veículos em toda a região para validar os testes virtuais e certificar que o novo C3 Aircross atenda aos índices de qualidade, conforto, desempenho e robustez da Citroën.

Para a realização dos testes, foi necessária uma equipe de mais de 350 pessoas, que percorreram mais de meio milhão de quilômetros em diversos ambientes, incluindo regiões de alta temperatura, baixa umidade, frio intenso e com as mais diferentes altitudes. Segundo o grupo Stellantis, esse trabalho é essencial para garantir que o SUV entregará sempre a melhor performance e robustez, independentemente de qual região da América do Sul estiver.

Onde será produzido o novo modelo?

O novo Citroën C3 Aircross será produzido no Polo Industrial da Stellantis em Porto Real (RJ), de onde já saem os novos C4 Cactus e C3. 

Citroen C3 Aircross prata de frente em movimento no Centro de Belo Horizonte
Novo Citroën C3 Aircross foi flagrado em teste pelas ruas de Belo Horizonte Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

O C3 Aircross será vendido em versões de cinco e sete lugares, com motor 1.0 turbo de 130cv e 20,4kgfm T200, usado em outros modelos do grupo Stellantis, como a Fiat Strada, os SUVs Pulse e Fastback e o hatch Peugeot 208.

Na lista de equipamentos, as novidades giram em torno do ar-condicionado com saídas no teto direcionadas às segunda e terceira fileiras, rodas aro 17 polegadas diamantadas e 20cm de vão livre em relação ao solo.

Citroen C3 Aircross prata de traseira em movimento no Centro de Belo Horizonte
Modelo foi submetido a testes em diferentes condições e regiões do país Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press