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Marketing digital

Como criar anúncios impactantes usando CapCut: tutorial passo a passo

Para gestores de micro e pequenos negócios, realizar múltiplas funções faz parte do cotidiano; trabalho pode ser facilitado com o auxílio do CapCut

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Anúncios de carros podem ser desenvolvidos a partir de softwares gratuitos e de fácil compreensão
Anúncios de carros podem ser desenvolvidos a partir de softwares gratuitos e de fácil compreensão Foto: Freepik

O marketing online é um dos elementos mais importantes para o sucesso das empresas nos dias de hoje. E isso vale para organizações de todo tamanho: das microempresas até as multinacionais, o alcance dos públicos na internet constitui um fator indispensável para expandir e crescer dentro do mercado.

No caso das empresas de menor porte, boa parte das atividades são realizadas por um grupo reduzido de profissionais, algumas vezes apenas o próprio microempreendedor. É preciso, então, conhecer atalhos, maneiras de cumprir tarefas com o menor custo possível e sem abandonar a qualidade.

Os anúncios de carros, por exemplo, devem ser desenvolvidos a partir de softwares gratuitos e de fácil compreensão, eliminando alguns gastos logo de cara. O CapCut Online é uma dessas opções, auxiliando pessoas que nunca editaram imagens e vídeos a produzir excelentes materiais audiovisuais.

Nesse texto, falaremos um pouco sobre a importância desses tipos de anúncios e mostraremos como você pode ter um sem precisar de conhecimentos técnicos.

O que são anúncios impactantes?

Um anúncio impactante é aquele que tira o melhor do meio onde está inserido, alcançando clientes em potencial de maneira que se justifique o investimento associado às estratégias de marketing. Isso significa que é preciso possuir algumas características comuns às campanhas publicitárias de sucesso.

Aqui nós falamos de elementos como uma linguagem persuasiva e que utiliza verbos no imperativo, imagens (tanto fotos, quanto vídeos) atrativas, chamadas para ação (também conhecidas como "call to action" ou "CTA") e conhecimentos aprofundados sobre o público-alvo que se deseja alcançar.

A partir de tudo isso, fica claro que é essencial a utilização de um editor de fotos e de vídeo robusto, com múltiplas ferramentas aplicáveis aos anúncios impactantes. A seguir, nós vamos elaborar como essas características podem ser colocadas em prática através da edição com o CapCut Online.

O que é o CapCut Online?

O CapCut Online é um aglomerado de serviços de edição de imagens e vídeos especialmente indicado para pessoas com pouca ou nenhuma experiência. Isso não vem em detrimento da complexidade de suas funções, já que muitas das ferramentas utilizam tecnologias de inteligência artificial modernas.

O CapCut Online também se destaca pelo fato de que suas ferramentas são completamente online. Ao contrário de softwares que oferecem funções de edição de imagem e vídeo, o CapCut Online elimina a necessidade de download e instalação de programas, bastando ter acesso à internet.

Para usar o pacote criativo CapCut, tudo o que é necessário é realizar um cadastro gratuito na plataforma onde as ferramentas estão hospedadas. Essa etapa, sobre a qual vamos elaborar mais no tópico seguinte, serve para garantir que os seus projetos possam ser pausados e fiquem salvos.

Fique atento e veja como é fácil vender o veículo que precisa sem precisar ter conhecimentos técnicos.

Como posso usar o CapCut para criar anúncios?

Separamos um tutorial bem simples com um passo a passo detalhado para que veja como vender seus veículos será mais fácil usando essa ferramenta de edição tão completa, com interface simples:

1 – Crie uma conta na plataforma

Como mencionamos brevemente no tópico anterior, a utilização do CapCut Online pede a criação de uma conta gratuita no site dos serviços. De maneira alternativa, você pode utilizar perfis que já possua no Facebook, Google ou TikTok para fazer login, eliminando a necessidade de começar “do zero”.

Criada a conta, basta fazer o login. A partir daí, as ferramentas que utilizará dependerão do tipo de material que deseja produzir para o seu anúncio. As duas principais opções, presentes já na primeira página do serviço, são “criar novo vídeo” e “criar nova imagem”. Os próximos passos podem variar.

CapCut Online precisa de criação de conta para ser utilizado
CapCut Online precisa de criação de conta para ser utilizado Foto: Divulgação/ CapCut

2 – Utilize as ferramentas

Vamos supor que você esteja criando um anúncio focado em vídeo. Clique em “criar novo vídeo” e aguarde para que uma nova janela seja aberta. Nela, você verá o botão “clique para carregar”, o qual utilizará para enviar os vídeos originais que deseja editar e farão parte do seu anúncio publicitário.

Além disso, o CapCut Online perguntará quais dimensões de vídeo deseja utilizar, entre 16:9 (horizontal), 9:16 (vertical) ou 1:1 (quadrado). Não existe uma escolha “certa” e “errada” aqui: cada rede social se beneficia de um tipo, de modo que a sua escolha irá considerar esse elemento.

Dimensão escolhida para o vídeo depende da rede social
Dimensão escolhida para o vídeo depende da rede social Foto: Divulgação/ CapCut

3 – Exporte o resultado

Finalizada a sua edição, você perceberá que o CapCut tem uma espécie de conversor de vídeo online: ele é capaz de abrir dezenas de extensões de vídeos e salvá-las em MP4, o principal formato aceito nas redes sociais. Para isso, basta clicar no botão “exportar”, no canto superior direito da janela.

Em seguida, você poderá baixar o vídeo no computador ou compartilhá-lo diretamente em uma rede social. As opções disponíveis aqui são o TikTok, Facebook, Instagram ou Youtube. Você também poderá escolher a qualidade do vídeo, o que diminui ou aumenta o tempo geral para a exportação.

CapCut tem conversor de vídeo online para diversos formatos
CapCut tem conversor de vídeo online para diversos formatos Foto: Divulgação/ CapCut

É importante finalizar dizendo que anúncios impactantes são apenas a porta de entrada para o público-alvo que deseja atingir. A demanda dos clientes, independentemente da área onde se atue, deve ser atendida com serviços ou produtos de qualidade, capazes de fidelizar os mais exigentes.

Sendo assim, se você tem um anúncio comum, ele será apenas mais um diante de tantos que os interessados verão. Se o seu tiver destaque, poderá ser o primeiro visto.