UAI
Autônomo

BMW Série 7 ganha nova função e passa a dirigir sozinho; confira

Novo modelo da BMW será equipado com o sistema de direção autônoma a até 60km/h; veja detalhes

Publicidade
BMW Série 7 terá recurso de direção autônoma até 60km/h, garantindo mais conforto no dia a dia
BMW Série 7 terá recurso de direção autônoma até 60km/h, garantindo mais conforto no dia a dia Foto: BMW / Divulgação

A BMW anunciou uma super novidade para o novo BMW Série 7. O modelo será equipado com o recurso de direção autônoma de nível 3, que permite ao motorista tirar as mãos do volante temporariamente, pois o sistema assume o controle com o auxílio de sensores e radares.

Chamada de BMW Personal Pilot L3, essa funcionalidade controla, por conta própria, a velocidade do carro, a distância em relação ao veículo da frente e o posicionamento do BMW na faixa. Com isso, o motorista pode se concentrar em atividades secundárias, como responder e-mails ou participar de chamadas telefônicas, enquanto o veículo estiver transitando a até 60km/h. Essa é uma boa solução para otimizar o tempo gasto em engarrafamentos no dia a dia.

 

Qual a diferença desse sistema para o que já equipa outros BMW?

A diferença crucial entre o Nível 2 – condução parcialmente automatizada – e o novo nível 3 é que, no primeiro, o condutor continua sendo responsável pelo veículo e no segundo ele se exime da responsabilidade de dirigir, por tempo determinado.

No caso da condução parcialmente automatizada (BMW Highway Assistant), o motorista pode adotar uma postura extremamente relaxada ao volante. Esta função foi projetada principalmente para uso em viagens de longa distância no novo BMW Série 5 e atua até 130km/h. Além disso, há recursos adicionais como Assistente de Direção e Controle de Faixa que permitem controlar a velocidade do carro, a distância até o veículo da frente e a direção, deixando o motorista mais relaxado, mas ainda sim focado na estrada.

Já com o BMW Personal Pilot L3, os motoristas podem focar a atenção em outras tarefas, sem precisar manter as mãos no volante. Uma das sugestões feitas pela BMW é, por exemplo, utilizar a central multimídia para acessar serviços digitais como streaming de vídeos, filmes ou séries. Além disso, o condutor ganha um tempo a mais para ler um livro, fazer um lanche rápido ou até mesmo assistir a partida de futebol do time do coração, tudo isso durante a viagem. Porém, o motorista deve monitorar o que está acontecendo na estrada e ser capaz de retomar a tarefa de dirigir a qualquer momento, quando for necessário.

A má notícia é que esta nova funcionalidade estará disponível para o BMW Série 7 – exceto i7 eDrive50 e i7 M70 xDrive – a partir de dezembro, exclusivamente na Alemanha. O recurso custará 6 mil euros (o equivalente a R$ 32 mil) para ser instalado em veículos a partir de março do próximo ano. Para o Brasil ainda não há prazo para a chegada do recurso de direção autônoma.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!