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Novo Porsche Panamera tem motor mais potente e virá ao Brasil em 2024

O visual não mudou tanto, mas a parte mecânica recebeu atualizações significativas; confira todas as novidades

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No Brasil, encomendas se iniciam em 2024
No Brasil, encomendas se iniciam em 2024 Foto: Porsche/Divulgação

A terceira geração do Porsche Panamera acaba de ser revelada pela fabricante. E como já era de se esperar, o visual já consagrado da marca alemã, com os típicos faróis arredondados, foi mantido no novo modelo. Quais são as novidades então? Basicamente, a parte mecânica, incluindo novos motores mais potentes.

No design, como dito, as alterações foram sutis, se limitando, em suma, à nova entrada de ar acima da placa dianteira, à grade mais ampla e aos arcos dos para-lamas um pouco mais robustos. Os faróis, por sua vez, são de LED Matrix. Na parte traseira, por fim, as lanternas se estendem de um lado ao outro, mas ficaram levemente mais estreitas. 

Por dentro, a receita é a mesma do Porsche Cayenne, com três telas distribuídas pelo cockpit: uma para o painel de instrumentos, outra no meio para a central multimídia e uma opcional à direita para o passageiro. A alavanca do câmbio, por sua vez, também está no painel, entre o volante e a central multimídia.

Há quatro assentos disponíveis no total – dois na frente e dois atrás, sendo que os pares são divididos pelo largo console central, que abriga, inclusive, uma quarta tela para os passageiros da parte traseira. 

 

Novo Porsche Panamera estará disponível em três versões 

Com três versões disponíveis – Panamera, Panamera 4 e Panamera Turbo E-Hybrid –, o Porsche Panamera estreia novas motorizações. Nas duas primeiras versões, ambas a combustão, o modelo traz um motor V6 2.9 litros, turbo, com 348cv de potência e 50,9kgfm de torque. Em relação ao veículo de geração anterior, o aumento foi de 23cv e 5kgfm. Com isso, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 5 segundos.

O destaque maior, no entanto, vai para a variante Turbo E-Hybrid, que combina um V8 biturbo 4.0 litros com um motor elétrico de 190cv integrado à caixa PDK de oito velocidades. Neste caso, no total, são entregues 680cv e 94,8kgfm de torque.

Outro diferencial da versão híbrida é o seu alcance 100% elétrico, que subiu para 93 quilômetros devido à nova bateria maior. O seu desempenho também não deixa a desejar: uma aceleração de  0 a 100km/h em 3,2 segundos, além de máxima de 315km/h.

Demais mudanças mecânicas incluíram nova suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas com Porsche Active Suspension Management e o opcional Porsche Active Ride, disponível para modelos E-Hybrid, que pode manter a carroceria do sedan plana, de modo a compensar seus movimentos de inclinação e rotação. A plataforma, por fim, é a mesma, mas a Porsche afirma ter feito uma série de atualizações estruturais nela. 

Novo Porsche Panamera visto da diagonal frontal em movimento na estrada.
Preços partem, aproximadamente, dos R$ 500 mil na Europa Foto: Porsche/Divulgação

Modelo virá ao Brasil

O novo Porsche Panamera já está disponível na Europa. No Brasil e nos EUA, as encomendas serão iniciadas no ano que vem. 

Quanto aos preços, o modelo vai de US$ 99.900 a US$ 106.900 nas duas versões a combustão, sem incluir as taxas de importação. Em conversão direta, esses valores correspondem a algo em torno dos R$ 500 mil e R$ 523 mil. No caso da variante Turbo E-Hybrid, os preços ainda não foram divulgados.