UAI
perigo...

Agência de segurança investiga problemas nos freios do Toyota Prius

Toyota poderá ser obrigada a fazer recall para sanar o problema; entenda

Publicidade
Toyota Prius poderá ter recall para carros produzidos entre 2010 e 2015
Toyota Prius poderá ter recall para carros produzidos entre 2010 e 2015 Foto: Michael Simari / Divulgação

Há alguns anos, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos, passou a investigar possíveis problemas nos freios do Toyota Prius após reclamações dos consumidores. Segundo a agência governamental, as falhas estavam prejudicando o funcionamento da válvula solenóide do atuador de freio do modelo. Apesar disso, após alguns meses de investigação, a queixa foi retirada e a agência encerrou o processo.

Porém, em 2019, mais de 100 reclamações sobre o mesmo problema surgiram e os agentes da NHTSA retomaram as investigações, desta vez, focadas nos Toyota Prius V, de 2012. Segundo um dos motoristas denunciantes, o sistema de freios do seu Toyota Prius V teve uma perda inesperada e completa de força de frenagem durante a condução, acompanhada por múltiplas luzes de advertência no painel.

Quais as conclusões da NHTSA sobre o problema?

Toyota Prius 2012
Toyota Prius 2012 apresentou problemas críticos no sistema de freios Foto: Toyota / Divulgação

Segundo a NHTSA, o Toyota Prius V 2012 tem mais de 500 reclamações, sendo 240 relacionadas ao sistema de freios. Em uma revisão superficial das páginas de reclamações, a empresa afirma que uma boa parte delas dizem respeito especificamente ao atuador dos freios. Nesta análise, ainda foi possível concluir que os proprietários reclamam constantemente de freios fracos e da sensação de insegurança ao volante.

Esses fatores relatados pelos motoristas podem fazer com que a NHTSA acabe exigindo que a Toyota faça um recall e substitua os atuadores de freio nos veículos norte-americanos. Até que a montadora e a agência governamental tomem uma decisão, é recomendável que os proprietários de Toyota Prius dos anos de 2010 a 2015 verifiquem a funcionalidade do sistema de reforço de freio e façam manutenções, caso necessário.

Caso o recall venha a acontecer, a Toyota será responsável pela substituição do sistema problemático. Para o Brasil, não há registros significativos da ocorrência da falha nos sistemas de freios que justifiquem intervenção dos órgãos fiscalizadores. Portanto, não há registros de investigação e recalls recentes dos Toyota Prius comercializados aqui ou em outros modelos da marca de produção nacional.