A Ford deu início às vendas da nova Ranger Raptor no dia 24, com uma pré-venda de apenas 400 unidades. Segundo a marca, o lote durou apenas cinco horas e, mais da metade, cerca de 250 unidades, foram vendidas nos primeiros 30 minutos de pré-venda.
Sobre o prazo de entrega, a nova Ford Ranger Raptor, importada da Tailândia, terá as primeiras 200 unidades entregues em meados de fevereiro, e as outras 200 serão entregues aos clientes até maio. O preço sugerido para o modelo é de R$ 448,6 mil.
O que a nova Ford Ranger Raptor têm para custar quase R$ 450 mil?
Bom, para começar, essa não é só mais uma versão, mas sim uma edição especial desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca. Inspirada nos modelos de competição no deserto, a nova picape da Ford foi construída sobre um chassi reforçado para suportar níveis severos de impacto.
Na motorização, a Ford Ranger Raptor é equipada com um motor 3.0 litros, V6, biturbo, que gera 397cv e 59,4kgfm de torque. O modelo têm câmbio automático de 10 velocidades e promete aceleração de 0 a 100km/h em 5,8 segundos. O consumo de combustível é de 8,3km/l na cidade e 10,2km/l na estrada.
Já no design, a picape é bem robusta e totalmente off-road. As rodas pretas são aro 17 polegadas e os pneus são de perfil alto (285/70 R17AT) com 33 polegadas de diâmetro. Na dianteira, a grade também é preta, trazendo a inscrição Ford em letras garrafais, envolvida pelos faróis LED Matrix. Para complementar o design, os para-choques são de aço e pintados de preto, mantendo a identidade visual da nova Ranger.
No interior, os bancos esportivos da Ranger Raptor têm ajustes elétricos e são revestidos em couro e suede preto, com detalhes em laranja. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto e formato de concha. Já o quadro de instrumentos digital e a central multimídia têm 12,4 polegadas cada um, e o volante é multifuncional com marcador central na cor laranja e aletas para trocas de marcha. O forro de teto e os acabamentos laterais são em preto.
Nova Ranger Raptor é equipada com recursos de assistência de direção
Como era de se esperar para um modelo deste porte e preço, a Ranger Raptor 2024 tem uma série de assistentes autônomos (ADAS), entre eles:
- Controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go;
- Frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas;
- Assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão;
- Monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado;
- Reconhecimento de sinais de trânsito;
- e farol alto automático.
Quantidade de configurações mecânicas impressiona
Outra característica da super off-road Ranger Raptor é a quantidade de modos de configuração disponíveis. São sete modos de condução – Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Craw e Baja –, que geram mudanças no motor, sistema de transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento.
Além disso, os amortecedores têm dois modos especiais de ajuste automático, um para máxima aceleração (Pedal Down) e outro para salto (Jump Mode). Já o sistema ativo de controle eletrônico de som do escapamento tem quatro modos: Silencioso, Normal, Esportivo e Baja (para uso somente em competição). E, por fim, a direção também oferece quatro modos de ajuste: Conforto, Normal, Esportiva e Off-Road (com resistência esportiva e respostas mais rápidas).
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!