De Salvador (BA) –Após a chegada do novo C3 hatch, a Citroën lançou o C3 Aircross 2024, o segundo modelo da sua nova fase, dentro do grupo Stellantis. O modelo chega como um SUV com opções de cinco e sete lugares.
O visual do Citroën C3 Aircross 2024 é uma mistura entre as linhas divertidas do C3 hatch com uma dose de robustez, para tentar convencer como um SUV. A carroceria pode receber pintura "saia e blusa", com o teto em preto ou branco.
Os faróis foram alocados bem nas extremidades, ampliando a impressão de largura do novo C3 Aircross. Já a grade com o Chevron está atrelada ao conjunto óptico, formando um Y. A tomada de ar do radiador é enorme, as caixas de roda são largas e a linha de ombro do SUV é elevada, tudo para dar robustez ao veículo. Na traseira, um elemento em preto faz a ligação entre as lanternas.
As dimensões do SUV são de 4,32 metros de comprimento, 2,67m de distância entre-eixos, 1,72m de largura e 1,61m de altura. O novo C3 Aircross tem 23 centímetros de altura em relação ao solo, elevação que ajuda a vencer obstáculos urbanos.
Versão de 7 lugares só chega em 2024
O Citroën C3 Aircross chega agora ao mercado brasileiro apenas com carroceria de cinco lugares. Assim, o SUV de sete lugares ficou para 2024, mas nós já conhecemos o veículo, que tem soluções criativas.
Uma característica interessante é que, quando não for necessário usar a terceira fileira, os bancos podem ser facilmente removidos para liberar espaço no porta-malas de 493 litros. Também é possível usar apenas um dos assentos da última fileira, se a demanda for por apenas seis lugares.
É preciso ressaltar que, com a terceira fileira de bancos em uso, simplesmente o Citroën C3 Aircross 2024 fica sem porta-malas (a engenharia fala que, nesta condição, ali restam 50 litros, mas impossíveis de serem aproveitados). Esse espaço é menor que os de outros carros de sete lugares, que ainda reservam uma área mínima para bagagem.
No interior do novo Citroën C3Aircross, destaque para o sistema de climatização da versão de sete lugares, com saídas de ar suspensas para alcançar a segunda e a terceira fileiras. Nessa configuração, a segunda fileira de bancos fica 10 centímetros avançada, para ampliar o espaço dos passageiros da terceira fileira.
Por dentro do Citroën C3 Aircross 2024
Já a versão de cinco lugares do Citroën C3 Aircross 2024 tem muito espaço no banco traseiro. O visual interno é despojado, como o do C3 hatch, aliviando a necessidade de usar materiais mais nobres e caros que o plástico.
O sistema multimídia tem tela de 10 polegadas desde a versão de entrada, com espelhamento sem fio do smartphone. A partir do pacote intermediário, o quadro de instrumentos traz um display de sete polegadas totalmente configurável.
A Citroën ressalta que o C3 Aircross é construído sobre a plataforma global CMP, em tese mais moderna e segura. No entanto, o hatch C3 usa essa mesma plataforma, o que não o impediu de zerar o teste de impacto do Latin NCAP. Talvez por esse motivo a marca ressaltou que o SUV faz uso de metais com resistência elevada, já que, na versão de sete lugares, a traseira não guarda espaço para conter uma grande deformação na carroceria.
Motor 1.0 turbo e câmbio automático em todas as versões
Todas as versões do Citroën C3 Aircross 2024 estão equipadas com o motor T200, um 1.0 turbo flex com potências de 125cv (gasolina) e 130cv (etanol). Com qualquer um desses combustíveis o torque máximo é de 20,4kgfm.
Já o câmbio automático tipo CVT é capaz de simular sete marchas. Para ajustar o "temperamento" do veículo ao humor do motorista, estão disponíveis modo econômico e esportivo.
A aceleração até os 100km/h é feita em 9,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 191km/h. O consumo urbano pelo Inmetro é 10,6km/l (com gasolina) e 7,4km/l (com etanol). Na estrada os números são 12km/l (g) e 8,6km/l (e).
FICHA TÉCNICA DO CITROËN C3 AIRCROSS 2024
MOTOR | 1.0 turbo, com potências de 125cv (g) e 130cv (e) a 5.750rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.750rpm (g/e) |
TRANSMISSÃO | Tração dianteira e câmbio automática tipo CVT, que simula sete marchas |
FREIOS | Com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
DIREÇÃO | Com assistência elétrica e 10,8m de diâmetro de giro |
DIMENSÕES |
Comprimento: 4,32m
|
PESO | Entre 1.201kg e 1.272kg |
PORTA-MALAS | 493 litros |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | 47 litros |
PERFORMANCE | 0 a 100 km/h: 10,1 s (g)/9,8 s (e) Velocidade máxima: 191km/h (g/e) |
CONSUMO PBEV | Urbano: 10,6km/l (g)/7,4 km/l (e) Estrada: 12,0km/l (g)/8,6 km/l (e) |
Citroën C3 Aircross 2024: versões, preços e conteúdo
Fabricado na planta de Porto Real (RJ), o Citroën C3 Aircross será trabalhado pela marca como o único SUV compacto com opção de sete lugares. De certa forma, esse posicionamento isenta o modelo de entregar um bom espaço interno para essa configuração, assim como afasta o Spin como um concorrente direto. É que o monovolume da Chevrolet tem versão de sete lugares a partir se R$ 120 mil.
Já para a versão de cinco lugares, a ideia é ser o SUV turbo mais barato do mercado. O novo Citroën C3 Aircross será oferecido em três versões de equipamentos – Feel, Feel Pack e Shine – todas com a terceira fileira de bancos como opcional. Confira abaixo o preço e os equipamentos de cada versão da carroceria de cinco lugares. Os valores do veículo de sete lugares serão divulgados apenas em 2024.
Feel T200 AT – R$ 109.990
- Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com comandos no volante
- Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa
- Luzes de condução diurna (DRL) com LEDs
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16 polegadas com pneus 205/65
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
- Barras longitudinais no teto
Feel T200 AT – 7 lugares
- Todos os itens da versão Feel mais:
- Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
- Sistema de ventilação no teto
- Exclusivo logotipo 7 na tampa do porta-malas
Feel Pack T200 AT – R$ 119.990
- Todos os itens da versão Feel mais:
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/65
- Airbags laterais
- Apoio de braço no banco do motorista
- Retrovisores elétricos
Feel Pack T200 AT – 7 lugares
- Todos os itens da versão Feel mais:
- Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
- Sistema de ventilação no teto
- Exclusivo logotipo 7 na tampa do porta-malas
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga leve de 16 polegadas
- Airbags laterais
- Apoio de braço no banco do motorista
- Retrovisores elétricos
Shine T200 AT – R$ 129.990
- Todos os itens da versão Feel Pack mais:
- Teto bitom preto Perla Nera
- Rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/60
- Faróis de neblina
- Câmera de ré
- Bancos e volante com forração premium
- Controlador de velocidade com limitador integrado
- Skid plate frontal e traseiro
- Grade do radiador na cor preto brilhante
- Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante
Shine T200 AT – 7 lugares
- Todos os itens da versão Feel Pack mais:
- Teto bitom preto Perla Nera
- Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
- Sistema de ventilação no teto
- Duas portas USB de recarga rápida para a terceira fileira
- Exclusivo logotipo 7 na tampa do porta-malas
- Rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/60
- Faróis de neblina
- Câmera de ré
- Bancos e volante com forração premium
- Controlador de velocidade com limitador integrado
- Skid plate frontal e traseiro
- Grade do radiador na cor preto brilhante
- Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante
(*) Jornalista viajou a convite da Citroën
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas