UAI
TECNOLÓGICO

Novo Duster tem visual mais parrudo e motorização híbrida

SUV ganha interior mais tecnológico, mas porte da carroceria não mudou

Publicidade
SUV ganhou estilo parrudo mais e agressivo
SUV ganhou estilo parrudo mais e agressivo Foto: Dacia/Divulgação

Depois de algumas imagens e informações reveladas de maneira antecipada, a Dacia, subsidiária romena da Renault, apresentou o novo Duster. Totalmente reprojetado, o SUV é um dos vários novos modelos que a multinacional lançará globalmente nos próximos anos. Entre eles, está também o compacto Kardian, que chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2024, a inédita picape Niagara.

A reformulação completa deu ao Duster um design parrudo e um tanto rebuscado, diferente das linhas mais tradicionais que vinham sendo adotadas até então. Alguns detalhes que chamam a atenção são os paralamas traseiros salientes, as lanternas em formato triangular, o enxerto plástico nas portas dianteiras e as maçanetas traseiras incorporadas às colunas C. 

Novo Dacia Duster branco estacionado de traseira em local campestre e arborizado
Dacia/Divulgação Foto: Porte é semelhante ao da geração atual

Apesar dessa reformulação, Duster manteve o mesmo porte geração atual. Agora, o modelo tem 4,34 metros de comprimento (ante 4,31 do antecessor) e 2,65m de distância entre eixos (a geração anterior tinha 2,67). Já a altura cresceu de 1,65m para 1,69m, enquanto o porta-malas passou a acomodar bons 472 litros (o volume da safra passada é de 445l). 

Sob o capô, o Duster deu um verdadeiro salto. Principalmente na versão top de linha, que é equipada com um sistema híbrido de propulsão, comporto por dois motores elétricos e um 1.6 de quatro cilindros: esse conjunto desenvolve 140cv de potência. Há também uma mecânica do tipo híbrido-leve, comporto por uma unidade 1.2 turbo, de três cilindros, a gasolina, e um sistema elétrico de 48V, resultando em 130cv. Por fim, o SUV pode ser equipado com ainda com um 1.0 turbo a combustão movido a gás natural, que entrega 100cv.

A evolução, claro, inclui também o interior. O SUV ganhou algumas sofisticações, como tela multimídia flutuante de 10,1 polegadas: de acordo com o fabricante, ela tem conectividade sem fio com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Nas versões mais caras, o quadro de instrumentos também é digital.

Painel e bancos dianteiros do novo Dacia Duster
Painel ganhou instrumentos digitais Foto: Dacia/Divulgação

Qual é o preço do novo Duster?

Por enquanto, a Dacia ainda não revelou os preços do novo Duster. Os valores só devem ser confirmados quando o modelo chegar às lojas, no primeiro trimestre do ano que vem. Porém, a expectativa é que, na Europa, o SUV custe algo em torno de 20 mil euros (aproximadamente R$108 mil, em uma conversão direta).

E no Brasil?

A curto prazo, o novo Duster não será lançado no Brasil: até o presente momento, não há quaisquer informações, nem mesmo extraoficiais, sobre a chegada do modelo ao país. Porém, a tendência é que, dentro de alguns anos, a nova geração acabe integrando a gama local da Renault, da qual o atual SUV é um dos produtos mais importantes.