A Volkswagen é, certamente, uma das fabricantes mais populares e famosas no mundo. Se você sair na rua, seja qual for o lugar onde estiver, a chance de ver pelo menos um (mas, provavelmente, mais que um) modelo da VW é, praticamente, 100%. No ano passado, no ranking das fabricantes que mais venderam veículos no planeta, ela esteve em 3° lugar. Mas, bom, apesar dos dados positivos, a marca alemã aparentemente está passando por um período conturbado em termos financeiros.
Segundo Thomas Schäfer, CEO da empresa, a marca original da Volkswagen “não é mais competitiva” devido aos altos custos e à baixa produtividade. A informação foi, supostamente, revelada durante uma reunião de funcionários realizada em Wolfsburg, conforme divulgou em primeira mão a Agência Reuters.
"“Com muitas de nossas estruturas, processos pré-existentes e custos elevados, não somos mais competitivos como a marca Volkswagen”"
por Thomás Schaefer
Na ocasião, o membro do conselho de recursos humanos, Gunnar Kilian, também se manifestou, afirmando que a empresa teria um retorno financeiro referente a reduções de funcionários mediante negociações de aposentadorias parciais e antecipadas. Isso significa que a Volkswagen já está planejando demissões na equipe.
De acordo com as revelações dos executivos, os esforços de corte de gastos pretendem poupar 10 bilhões de euros – cerca de R$ 53,9 bilhões. Eles incluirão, além de reduções de pessoal, outras medidas que seguem sendo discutidas e planejadas.
Vale lembrar que, quando se fala em " marca original da Volkswagen", as outras que compõem o Grupo Volkswagen, como Porsche e Audi, não estão sendo consideradas.
Por que a Volkswagen está com dificuldades financeiras?
A atual crise enfrentada pela Volkswagen está, essencialmente, ligada a duas causas principais: às quedas das vendas na China, onde montadoras nacionais têm tomado o lugar da marca alemã; e, em segundo lugar, à baixa demanda do mercado europeu pelos modelos elétricos da VW.
No que diz respeito ao mercado chinês, a Volkswagen já têm tomado providências. Ela anunciou que desenvolverá por lá uma plataforma de carros elétricos mais acessível. A estratégia inclui utilização de componentes locais como forma de reduzir os gastos, já que os custos de produção em território chinês são mais baratos que na Europa.
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