Na China, um galpão abandonado cheio de unidades zero-quilômetro do Volkswagen Santana 2012 foi encontrado, conforme informou a empresa Han Chung Classics, que trabalha com a venda de peças antigas da VW. No total, eram cinco veículos, todos na cor branca e totalmente novos.
Mas, se você não está se lembrando muito bem desse modelo, vai aí uma breve contextualização: na Europa, ele nasceu como a segunda geração do Passat; aqui, ficou conhecido como Santana, um dos modelos mais emblemáticos da Volkswagen.
Produzido no mercado brasileiro entre 1984 e 2006, o sedan estreou o primeiro câmbio automático da VW e se tornou um dos modelos mais luxuosos da marca para a época, fazendo bastante sucesso em vendas.
Na China, ele também marcou presença como Santana – e não Passat – e por um tempo um pouco maior, tendo sido produzido por lá até 2013. Daí entende-se as várias unidades de ano/modelo 2012 encontradas no galpão.
Frota de Volkswagen Santana tinha até plástico nos bancos
Além da quilometragem zerada no hodômetro, as unidades abandonadas do Volkswagen Santana preservavam, ainda, embalagens plásticas nos bancos. As imagens também mostram um dos carros com etiqueta de motorização, a qual revelou que os veículos são equipados com motor 1.8 a gasolina de cerca de 95cv.
Ao mesmo tempo, sabe-se que o modelo chinês de 2012 já vinha equipado com algumas tecnologias modernas, como freios ABS, injeção eletrônica Bosch, câmbio de cinco marchas (ambos presentes em algumas versões no Brasil), CD Player capaz de ler MP3 e embreagem hidráulica. Apesar disso, o seu visual é bastante antiquado, sendo praticamente idêntico ao do Santana brasileiro dos anos 1990.
Se, para os chineses, o galpão parece uma viagem no tempo há 11 anos, para nós, parece uma viagem há quase 30 anos.
Até então, não há informações a respeito de um possível dono dos veículos encontrados.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas