Existem automóveis tão queridos pelos consumidores que continuam desejados mesmo após saírem de linha. São modelos que caem no gosto do público com tamanha intensidade que acabam deixando uma legião de fãs. Mas a coisa não para por aí: entre esses veículos, determinadas versões acabam se tornando as mais desejadas. Entre os carros nacionais, isso muitas vezes ocorre com as configurações esportivas.
Não é difícil entender o motivo. É que versões esportivas costumam ter dirigibilidade e desempenho mais entusiasmantes em relação ao restante da gama. Além do mais, o visual geralmente é mais incrementado, e o pacote de equipamentos, completo. Pronto: eis a fórmula da imortalidade.
10 carros esportivos nacionais icônicos
Com isso em mente, o VRUM elaborou um listão com versões esportivas memoráveis de 10 carros nacionais icônicos. Todos eles são valorizados até hoje, no mercado de usados ou de antigos, no caso daqueles que já têm mais de 30 anos de fabricação. Confira!
1- Chevrolet Opala SS
Um listão de carros nacionais icônicos que se preze não pode deixar o Chevrolet Opala de fora. Enquanto foi fabricado no país, entre os anos de 1968 e 1992, o modelo foi sonho de consumo. De todas as versões, a mais desejada foi, possivelmente, a esportiva SS. Embora essa configuração tenha sido oferecida com o motor 2.5 de quatro cilindros, combina mesmo é com o desejado 250S, um 4.1 de seis pistões com 171cv de potência bruta.
2- Chevrolet Kadett GSi conversível
A gama de carros nacionais da Chevrolet teve muitos esportivos interessantes, como o Monza S/R e o Vectra GSi. Porém, o Kadett GSi teve uma característica única: a carroceria conversível, que compunha a gama junto com o hatch. Ambos vinham com motor 2.0 injetado de 121cv, potência elevada para os padrões da época. Porém, a produção durou pouco: foi do fim de 1991 ao fim de 1994, o que faz do modelo uma verdadeira raridade.
3- Dodge Charger R/T
Eis um daqueles carros esportivos nacionais "raiz", que ainda hoje são bastante cobiçados. O Dodge Charger se tornou um ícone tanto devido à mecânica, capitaneada por um motor 5.2 V8 de 215cv de potência bruta, quanto ao visual intimidador, graças a elementos como faixas, saídas de ar no capô e os característicos faróis posicionados atrás da grade. Nos prmeiros anos após o lançamento, em 1971, a versão R/T era a top de linha, posicionada acima da LS. Porém, com o tempo, o modelo passou a ser vendido em configuração única.
4- Fiat Uno Turbo
Campeão dos memes da internet, que o colocam tanto como modelo de alto desempenho quanto off-road, o Fiat Uno teve algumas versões realmente esportivas, como a 1.5R e a 1.6R. Porém, quando o assunto é performance, nenhuma delas supera a Turbo: os 116cv sobravam para os 1.065kg do hatch. Vale lembrar que ele foi o primeiro automóvel turboalimentado da indústria nacional, em 1994.
5- Fiat Punto T-Jet
Quem gosta de hot hatches certamente se lembra do Punto na versão T-Jet, que foi um dos carros esportivos mais marcantes entre os nacionais da Fiat. O design, sempre foi um dos pontos altos do hatch, ficava ainda melhor com as rodas de 17 polegadas e os adereços dessa versão. Mas o melhor era o motor 1.4 turbo de 152cv de potência. O modelo permanecei em produção entre 2009 e 2016.
6- Ford Escort XR3 Conversível
Um dos maiores sucessos da Ford no Brasil foi o Escort: permaneceu à venda durante 20 anos no país, entre 1983 e 2003, período durante o qual emplacou mais de 1 milhão de unidades. A versão mais icônica foi a esportiva XR-3, que teve duas gerações e três motorizações. A mais potente extraía 116cv de um motor 2.0 de origem Volkswagen, adotado durante o período da Autolatina.
7- Ford Maverick GT
Enquanto, com o Escort XR-3, a Ford seguiu a escola europeia, com o Maverick GT a empresa foi fiel às origens estadunidenses. O cupê recebeu um poderoso motor 4.9 V8, que entregava 198cv de potência bruta. O alto desempenho vinha acompanhado de um visual intimidador, com faixas pretas e travas no capô. O esportivo nasceu em 1973 e se despediu em 1978, sempre junto com o restante da gama.
8- Honda Civic Si
Se o Honda Civic, por si só, já deixou saudade entre os consumidores fieis, a versão Si, então, deixou os entusiastas dos carros esportivos nacionais de luto. Nessa versão, o motor era um 2.0 de aspiração natural capaz de desenvolver 192cv de potência, que associava-se a um câmbio manual de seis marchas. A produção foi baixa, já que durou apenas de 2008 a 2011.
9- Volkswagen Gol GTi
Entre os muitos carros esportivos que existiram na gama de nacionais da Volkswagen, o mais famoso, sem dúvida, é o Gol GTi. Para concebê-lo, o fabricante lançou mão de uma fórmula conhecida no setor automobilístico: equipou um veículo leve e compacto com um motor de alta cilindrada. No caso, um 2.0 oriundo do Santana, só que dotado de injeção eletrônica, recurso então inédito no país. O hot hatch desenvolvia 120cv à época do lançamento, em 1988. Em 1995, a segunda geração adotou um 2.0 16V de 141cv, mas não fez o mesmo sucesso.
10- Volkswagen Golf GTi
Sucesso mundial da Volkswagen, o Golf GTi teve duas gerações produzidas no Brasil: a quarta, conhecida no país como "Sapão", e a sétima, que é a penúltima em âmbito global. Dessas, a primeira, que chegou ao país em 1999, lançava-mão de um motor 1.8 turbo, inicialmente com 150cv, mas a potência logo subiu para 180cv, chegando a atingir 193cv, com gasolina premium, após a polêmica reestilização de 2007. Depois de um hiato, o hot hatch retornou ao mercado em 2013, dessa vez com um 2.0 turbo de 220cv sob o capô.
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