O youtuber especializado em garimpo de carros de coleção, Reginaldo de Campinas, descobriu uma super raridade no interior de São Paulo. Mais precisamente em uma garagem da cidade de Itapetininga (SP), uma família guardou por 33 anos uma caminhonete Ford F-1000 da década de 1990, praticamente zerada, com apenas 91 quilômetros rodados.
O modelo, que pertenceu a um senhor falecido há dois anos, passou a ser vendido pela família após conclusão dos trâmites de inventário. A Ford F-1000 foi adquirida com dinheiro do Plano Collor e saiu da concessionária direto para a garagem, onde permaneceu até a chegada de Reginaldo, no último mês.
O que a super conservada caminhonete tem?
Além de ser um clássico da década de 1990, a caminhonete tem um nível de conservação acima da média. Com pintura intacta e, até mesmo, jornais da época protegendo o seu interior, a F-1000 foi comprada já com objetivo de ser guardada para "a posteridade".
Essa unidade garimpada por Reginaldo manteve a originalidade em todos os detalhes, como adesivos do motor e da lataria, plásticos das rodas, faróis, carpete do interior e até mesmo as placas amarelas utilizadas na época que foi comprada.
"Pouco depois da compra, talvez em 1991, o primeiro dono providenciou a troca da documentação para a placa cinza, que tinha acabado de chegar para veículos registrados em São Paulo, mas ele nunca trocou as chapas originais, amarelas"
por Reginaldo de Campinas
O antigo dono que preservou o modelo por mais de 30 anos adquiriu duas unidades, uma para uso e outra para ser conservada. A caminhonete foi vendida para um colecionador que preferiu não se identificar e nem compartilhar detalhes sobre a pequena fortuna que – com certeza – foi desembolsada pela relíquia.
Quais os detalhes técnicos da Ford F-1000 de 1990?
A caminhonete da Ford de 33 anos atrás vinha equipada com motor 3.9 litros a diesel, de 83cv a 3000rpm e 25,3kgfm de torque a 1600rpm. A F-1000 tem transmissão manual de quatro marchas, direção hidráulica, tração traseira e aceleração de 0 a 100km/h em 29,3s.
A Ford F-1000 de 1990 tem freios a disco nas rodas dianteiras e tambor na traseira. Além disso, atinge velocidade máxima de 123km/h. Nas dimensões, a caminhonete tem 4,85m de comprimento, 1,89m de largura, 1,82m de altura e 2,91m de distância entre-eixos.
Outros detalhes que dão um charme a mais ao modelo são os vidros elétricos e teto solar, além da grade imponente e pintura bicolor, prata com detalhes em vermelho alaranjado.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!