Quatro anos depois de sua apresentação oficial, o Tesla Cybertruck foi finalmente lançado pela montadora. Tardou, mas não falhou. Bom, isso se você não tiver esperando uma picape elétrica exatamente igual a que foi apresentada em 2021, pois a verdade é que a Tesla não cumpriu todas as promessas feitas naquela ocasião.
Sim, o Cybertruck prometido por Elon Musk está consideravelmente diferente do modelo real que acaba de ser lançado, principalmente em termos de preço, autonomia elétrica e capacidade de reboque. Mas, vamos ao que interessa: como é a tão esperada picape elétrica da Tesla?
Bom, para começar, foram entregues 10 unidades do veículo aos seus devidos compradores – todas da versão intermediária ou da topo de linha (Cyberbeast), já que a mais básica, com apenas um motor, não será vendida antes de 2025.
A variante Cyberbeast, por sua vez, esbanja três motores elétricos, entregando um total de 857cv de potência. Na versão média, com dois propulsores elétricos e tração integral, a potência cai para 608cv.
Em termos de desempenho, o Tesla Cybertruck de topo de linha acelera de 0 a 100km/h em 2,6 segundos. A variante de motor duplo, por outro lado, é um pouco mais lenta e, para chegar aos 100km/h gasta 4,1 segundos. No caso da versão básica, apesar de os dados de potência ainda não terem sido divulgados, a montadora afirmou que ela marca essa mesma aceleração em 6,5 segundos.
Em relação ao peso, o veículo não será nada leve, registrando 3.084kg, conforme revelou Musk no evento de estreia. A título de referência, a Ford F-150 Lightning pesa 2.900kg.
Até aqui, pelo menos, a picape parece condizer, mais ou menos, com as expectativas. Mas, não se anime tanto...
Preços do Tesla Cybertruck estão mais altos do que o esperado
O Tesla Cybertruck básico com motor único custará a partir de US$ 60.990, ou cerca de R$ 300.113 pelas cotações atuais. Definitivamente, este não foi o valor de entrada prometido por Musk, que, em 2019, sugeriu algo em terno dos US$ 39.900 (cerca de R$ 196 mil). Mas, vale lembrar – claro – que, naquela época, ainda pré pandemia da COVID-19, a realidade econômica do setor automotivo era totalmente diferente.
A versão intermediária, por sua vez, parte dos US$ 79.990, aproximadamente R$ 393 mil. A Cyberbeast, por fim, é a mais cara, custando a partir dos US$ 99.990, cerca de R$ 492 mil.
Autonomia e capacidade de reboque também são diferentes
O alcance elétrico do Tesla Cybertruck também deixou a desejar se pensarmos no que foi anunciado em 2019, quando Musk prometeu 402 quilômetros na versão básica, 483 quilômetros na intermediária e 805 quilômetros na topo de linha.
A picape real, no entanto, tem, curiosamente, maior autonomia na versão de duplo motor, que percorre 547 quilômetros com carga completa na bateria. A Cyberbeast está só um pouco abaixo, com 515 quilômetros de autonomia, enquanto a versão de entrada tem alcance estimado de 402 quilômetros.
Por fim, a capacidade de reboque e de transporte de carga do Tesla Cybertruck também diminuiu em relação aos números apresentados em 2019, indo, respectivamente, de 6.350kg para 4.989kg, e de 1.587kg para 1.133kg.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!