A Toyota parece ter dado um novo passo rumo à eletrificação. No Fórum Anual Kenshiki em Bruxelas (Bélgica), realizado na semana passada, a montadora apresentou um novo carro-conceito, que pode vir ao mercado já em 2024, como o novo modelo elétrico da marca.
O conceito Toyota Urban é um SUV elétrico do mesmo porte dos SUVs Peugeot e-2008 e Hyundai Creta, com 4,3m de comprimento, 1,82m de largura e 1,62m de altura. Segundo a marca, ele chegará ao mercado com duas opções de tração – dianteira e integral – e duas opções de bateria, com capacidades e autonomias diferentes para atender às demandas dos consumidores.
O que o conceito da Toyota traz de inovação?
Até o momento, o que já sabemos é que o novo SUV da Toyota será produzido sobre uma plataforma exclusiva para elétricos, que não é compartilhada com nenhum modelo com motor a combustão existente.
No mais, o modelo que chegará para vendas como o elétrico de entrada da marca não deve se diferenciar muito do conceito apresentado que traz linhas arredondadas, novo design de faróis e lanternas e rodas com desenho moderno. A maior mudança deve ser nos retrovisores, que deixarão de ser câmeras – como no conceito – e devem manter os espelhos tradicionais.
O SUV elétrico Toyota Urban virá para o Brasil?
Por enquanto, o SUV Toyota Urban tem prazo de chegada marcado apenas para o mercado europeu. Para o mercado brasileiro, ao que tudo indica, o anti-Volvo demorará um pouco mais para chegar.
Na Europa, a Toyota planeja introduzir seis modelos elétricos à bateria até 2026 e, pelo que parece, o Toyota Urban derivará algum deles. Essa medida diz respeito ao objetivo de descarbonização da montadora, que planeja oferecer exclusivamente veículos com emissões zero (ZEVs) até 2035 e alcançar a neutralidade carbônica completa até 2040. Mais detalhes e o modelo de produção serão anunciados durante o próximo ano.
Quais os outros planos da marca para o segmento de elétricos?
Segundo a Toyota, a busca pelas emissões zero não se resumirá à introdução de carros elétricos movidos a bateria no mercado automotivo. Uma terceira geração de sua tecnologia de célula de combustível a hidrogênio será lançada em 2026.
Enquanto isso não acontece, a Toyota investirá na eletrificação parcial da sua picape Hilux. Até o momento, o modelo foi apresentado apenas na forma de protótipo, como carro de segurança para o Kenya Safari Rally, no Quênia. Porém, a Hilux MildHybrid já faz parte do plano da Toyota de lançar nove novas picapes, nos próximos anos. Ao que tudo indica, a partir de 2024, a picape chegará ao mercado com uma configuração híbrida leve de 48V.