UAI
INDÚSTRIA

Stellantis pode adquirir fábrica de veículos no Uruguai

Multinacional estaria negociando participação acionária na empresa local Nordex

Publicidade
Peugeot Expert é um dos veículos comerciais que a Nordex produz no Uruguai
Peugeot Expert é um dos veículos comerciais que a Nordex produz no Uruguai Foto: Peugeot/Divulgação

O Grupo Stellantis, detentor de várias marcas de veículos, entre as quais Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, pode adquirir ações de uma fábrica localizada em Montevidéu, no Uruguai. Essa unidade industrial pertence à Nordex, uma companhia local que produz automóveis comerciais sob licença. O proprietário e fundador é Manuel Antelo, um empresário de nacionalidade argentina.

De acordo com o site Motor1 Argentina, o grupo Stellantis poderá adquirir uma participação acionária de 49% na fábrica da Nordex localizada no Uruguai. Assim, terá grande poder de decisão, mas o sócio-majoritário permaneceria sendo Antelo. Vale lembrar que a unidade industrial uruguaia já monta alguns veículos do grupo, como os furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy. De lá, sai também a nova picape média do grupo: a Peugeot Landtrek, que é uma "irmã gêmea" da Fiat Titano, cujo lançamento no Brasil deverá ocorrer em 2024.

Porém, a unidade industrial também produz utilitários de outras marcas, entre as quais Kia e Ford. Dessa última, o modelo de nacionalidade Uruguaia é a van Transit, que, inclusive, é exportada para o Brasil. Caso o negócio realmente ocorra, ao que parece, esses veículos poderiam continuar sendo fabricados no local, uma vez que a Stellanis não teria controle total sobre a Nordex.

De qualquer modo, o caso é que a fábrica da Nordex no Uruguai exporta veículos para vários países da América do Sul, e isso vale, inclusive, para os originários da Stellantis. Além do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile estão entre os mercados abastecidos com veículos produzidos em Montevidéu. Portanto, não é exagero dizer que a unidade industrial tem importância estratégica no continente, o que explica o interesse da multinacional em deter quase metade das ações dela. 

Venda de fábrica de veículos no Uruguai repete história de empresário 

Manuel Antelo tem experiência na importação e na produção licenciada de veículos de multinacionais do setor. Além de operar a Nordex, o empresário já representou as marcas Renault e Nissan na Argentina. Porém, acabou vendendo os direitos comerciais de volta a ambas as fabricantes. Portanto, não será surpresa de ele repetir esse feito agora. No entanto, até o momento, não há uma confirmação por parte do grupo Stellantis, tampouco qualquer informação oficial.