O Jeep Renegade não é unanimidade nos diferentes mercados do mundo. O site Automotive News garantiu que o SUV compacto deixará de ser vendido nos Estados Unidos e no Canadá, e sem deixar um substituto direto. Nesses mercados, o modelo de entrada da marca americana será o Compass, que aqui é considerado um utilitário-esportivo médio.
Ainda antes de ser lançado e ter seu nome oficial revelado, o Renegade era chamado de "Baby Jeep" em publicações de flagras dos Estados Unidos. Diferente do Brasil, o veículo é considerado pequeno demais para os padrões do mercado americano, que, desde seu lançamento, em 2015, vem perdendo o interesse pelo modelo.
Por este motivo, não haverá um substituto direto para o Jeep Renegade naquele mercado, que é vendido a partir de 28.445 dólares nos Estados Unidos. No entanto, diferente do Brasil, o Compass também é considerado um modelo de entrada naquele mercado, vendido a partir de 28.400 dólares, até um pouco mais em conta que o irmão mais novo.
Mas, quem manda é o mercado, e os números não estão a favor do Jeep Renegade. De acordo com a publicação do Automotive News, em 2016, o primeiro ano completo do SUV compacto nos Estados Unidos, foram vendidas 106.605 unidades. Já em 2022 suas vendas não passaram de 27.551, ou seja, 1/4 do volume inicial.
Assim como no Brasil, nos Estados Unidos o Jeep Renegade nunca trocou de geração, tendo ganhado duas reestilizações mais profundas.
Como fica o Jeep Renegade no Brasil?
No Brasil, o Jeep Renegade não vive o seu melhor momento, mas certamente vai continuar. Em 2022, o SUV compacto perdeu o protagonismo no segmento, tendo caído para a quarta colocação, e esse ano não passa da sexta. Mas, essa queda foi planejada, já que - quando o modelo ganhou a última reestilização e adotou o motor 1.3 turbo (T270) - passou a ser vendido mais caro que nos anos anteriores.
O melhor ano para o Renegade no nosso mercado foi 2021, quando foram vendidas 73.913 unidades, tendo sido o SUV compacto mais vendido. Outro ano em que o modelo liderou foi 2019, com 68.726 unidades.
- Acompanhe o VRUM também do Youtube e no Dailymotion!