UAI
3ª geração

Nissan Leaf vai virar SUV elétrico futurista; confira o que já se sabe

Novo modelo da marca japonesa deve chegar ao mercado somente em 2025

Publicidade
Protótipo Chill-Out foi apresentado em 2021, quando já prometia ser um sucessor do Leaf
Protótipo Chill-Out foi apresentado em 2021, quando já prometia ser um sucessor do Leaf Foto: Nissan/Divulgação

A terceira geração do Nissan Leaf, um dos precursores da eletrificação do mercado automotivo, já está no forno. E, ao que tudo indica, ela trará mudanças drásticas ao modelo, que será convertido em um SUV compacto futurista! 

Nissan Leaf 2023 visto da diagonal frontal.
Nissan Leaf hoje tem proporções de hatch Foto: Nissan/Divulgação

Sim, de acordo com a mídia estrangeira, o Leaf, lançado originalmente no mundo em 2010, mudará completamente na nova geração, ganhando inspirações do Ariya e do conceito Chill-Out, apresentado pela Nissan em 2021.

Com isso, a expectativa é que o novo veículo, previsto para chegar em 2025 ou 2026, seja um modelo, mais ou menos, correspondente ao Mégane E-Tech, lançado neste ano no Brasil pela Renault. Outros rivais em potencial podem ser o EX30 e o BYD Yuan Plus. Em compensação, elétricos como o Chevrolet Bolt e o Volkswagen ID.3, rivais atuais do modelo, não estarão no foco do novo Leaf. 

O que já se sabe sobre o Nissan Leaf como SUV compacto?

Pouco. Sim, até o momento, os detalhes mais específicos da nova geração do Nissan Leaf ainda são desconhecidos. Mas, de forma geral, pode-se esperar que o modelo venha sobre a plataforma CMF-EV, a mesma do Mégane E-Tech e do protótipo Chill-Out. 

Conceito Chill-Out visto lateralmente. Nova geração do Nissan Leaf será baseado nele.
Protótipo tem dimensão de SUV compacto - ou "crossover" Foto: Nissan/Divulgação

No que diz respeito ao visual, o Leaf de terceira geração deve ganhar, além das novas proporções mais robustas, tendências futuristas semelhantes às do Chiil-Out. Sendo assim, o modelo deve receber faróis mais largos, que também se unem à grade frontal; uma grande placa preta na parte traseira, que, inclusive, se estende sob as lanternas; e linhas, no geral, mais fluídas e planas. 

Conceito Chill-Out visto da diagonal traseira. Nova geração do Nissan Leaf será baseado nele.
Leaf de terceira geração deverá ter linhas mais planas e futuristas Foto: Nissan/Divulgação

Detalhes sobre dados técnicos e de desempenho seguem incertos. A título de referência, o Mégane E-Tech tem autonomia de 337 quilômetros e motor de 220cv de potência, que permite uma aceleração de 0 a 100km/h em 7,4 segundos. 

Novo modelo virá para o Brasil? 

Considerando que o Nissan Leaf foi um dos primeiros modelos elétricos à venda no Brasil, é bem provável que a nova geração chegue por aqui – mas, certamente, um pouco depois de 2026, quando ele deve ser lançado no mercado europeu. 

Além disso, vale lembrar também que o novo SUV Arya também virá ao Brasil em breve, conforme a Nissan confirmou durante o Salão de Tóquio deste ano – o que é mais indício de que o nosso país está no radar da montadora para os futuros lançamentos.  

  •  Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas