UAI
REVELAÇÃO

Fiat Titano aparece em foto oficial e será vendida também na África

Imagem confirma: nova picape é um clone da Peugeot Landtrek

Publicidade
Titano é um clone da Peugeot Landtrek
Titano é um clone da Peugeot Landtrek Foto: Fiat/Divulgação

Depois de divulgar vários teasers e alguns detalhes da Titano, a Fiat enfim revelou a primeira foto oficial da nova caminhonete. A imagem confirma o que já se esperava: o modelo é um clone da Peugeot Landtrek, que originou o projeto (vale lembrar que as duas marcas integram o Grupo Stellantis). O único elemento distinto é a grade dianteira, que, traz, além dos logotipos da marca italiana, uma trama exclusiva e um novo posicionamento de frisos cromados. 

 

Além disso, a Fiat aproveitou para informar que a Fiat Titano será vendida também na África, mas citou apenas a Argélia como mercado de atuação da caminhonete. O outro foco será a América do Sul, mas ainda não está claro se a picape será vendida em todos os países do Mercosul ou se ela se alternará com a Peugeot Landtrek: no Brasil, apenas a primeira será disponibilizada. 

Inicialmente, o lançamento da Titano estava previsto para o último bimestre deste ano, mas a nova caminhonete da Fiat atrasou. Assim, a chegada ao mercado só ocorrerá no primeiro trimestre de 2024. A picape é produzida no Uruguai, junto com a Peugeot Landtrek, em uma fábrica operada pela empresa local Nordex, que é parceira da Stellantis.  

Equipamentos e interior da nova caminhonete Fiat Titano

O interior da Fiat Titano já havia sido revelado. Nele, praticamente não há diferenças em relação à Landtrek, com exceção, claro, do logotipo do volante. Até a central multimídia, que inclui conexão com a plataforma Apple Carplay e função de câmera em 360°, tem formato bastante horizontalizado, bem ao estilo da Peugeot. 

Outros equipamentos já confirmados para a nova caminhonete Fiat Titano são: bancos revestidos em couro com ajustes elétricos, ar-condicionado digital e painel de instrumentos com tela digital. A picape também oferecerá bloqueio do diferencial traseiro e assistente de descida para auxiliar a dirigibilidade em situações off-road.

E o motor?

Por enquanto, a Fiat ainda não divulgou quais quer dados técnicos sobre a nova caminhonete Titano: afirmou apenas que ela terá motorizações específicas para cada mercado de atuação. Porém, no Brasil, a picape deverá adotar um propulsor 2.2 turbodiesel de origem Peugeot, conhecido como BlueTech. Trata-se da mesma unidade que equipa as vans Jumper, Boxer e Ducato, porém, na picape, ela terá um acerto diferente, para entregar potência na casa dos 200cv.

Também não faltarão câmbio automático com funções Sport e Eco e tração 4x4 com reduzida. Vale lembrar que, ao contrário das demais caminhonetes da Fiat, Strada e Toro, a Titano terá construção tradicional, sobre chassi. Já as dimensões deverão ser as mesmas da Landtrek: 5,33 metros de comprimento, 1,96m de largura, 1,82m de altura e 3,18m de entre-eixos. A capacidade de carga será de aproximadamente 1 tonelada.