A Porsche conseguiu registrar novo recorde de altitude alcançado por um carro ao atingir 22.093 pés acima do nível do mar, o equivalente a 6.734 metros. O marco ocorrido no pico da crista oeste do vulcão Ojos del Salado, no Chile, teve no comando do veículo o piloto Romain Dumas, tricampeão das 24 Horas de Le Mans.
Depois de duas semanas de preparação às condições de temperatura e pressão das alturas, no dia 2 de dezembro foi compartilhado nos canais de comunicação da marca alemã que o recorde foi batido. Duas unidades foram utilizadas para atingir o feito, ambas baseadas no atual Porsche 911 4S, porém, com algumas modificações.
Mais sobre os carros recordistas da Porsche
O modelo Porsche 911 4S foi escolhido para a expedição por ter características que, supostamente, proporcionariam maior facilidade para a ascensão ao vulcão. Grande parte das peças foram mantidas de fábrica, como o chassi robusto, porém, leve, além do motor potente que atinge 450cv a 6.500rpm e torque de 54kfgm a 2.300rpm. A transmissão manual de sete marchas também permaneceu.
Entre as alterações feitas para obter maior capacidade em terrenos off-road extremos, consta a substituição dos bancos originais por outros de fibra de carbono e cintos de segurança de cinco pontos. A distância do solo também foi aumentada com modificação da suspensão, que passou a contar com eixos maiores. Isso elevou o perfil dos pneus dos carros para 13,7 polegadas/350mm, reduziu as relações de transmissão e proporcionou maior estabilidade para o tipo de terreno acidentado. Na parte inferior de ambos os Porsche 911, foi utilizada uma fibra leve de aramida para proteção contra pedras.
Já a tecnologia “steer by wire”, sistema de direção eletrônica denominado Space Drive, foi implantada somente no veículo que bateu o recorde. Ela foi projetada para oferecer precisão e feedback ao piloto para que ele dirigisse o carro de forma mais segura, considerando-se que a subida foi realizada em terreno precário e em encostas íngremes.
e-Combustíveis foram usados para o marco
Segundo informações da marca, os carros estavam abastecidos com o chamado eCombustível, criado com objetivo de limitar as emissões de carbono. O produto da empresa parceira HIF Global, produzido com energia renovável no Chile a partir de água e dióxido de carbono, foi utilizado.
O objetivo da Porsche é se posicionar como empresa sustentável ao investir em tecnologias que emitam menor quantidade de CO², já que esses combustíveis possibilitam emissão quase zero do resíduo em comparação aos combustíveis fósseis.
A expedição com os dois carros abarcou time internacional, com membros do Chile, França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Suíça.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas