UAI
Que canseira?

Pra que serve o câmbio manual de 14 marchas da Toyota?

Marca japonesa tenta patentear transmissão simulada de 14 marchas voltada para carros elétricos. Mas, isso não seria muito cansativo?

Publicidade
Documento técnico produzido pela Toyota
Documento técnico produzido pela Toyota Foto: Reprodução

À medida que o tempo vai passando, a maioria dos motoristas quer o sossego de um câmbio automático. Poucos sentem saudade de trocar marchas no trânsito caótico de uma cidade grande. Agora, se já é chato "trabalhar" as usuais cinco velocidades  (número mais comum encontrado nos veículos brasileiros), imagine administrar com eficiência 14 estágios? Se ainda fosse uma transmissão automática, sem problema, mas uma manual assim não dá nem para imaginar.

Se esse câmbio manual de 14 velocidades existir mesmo, não daria tempo para fazer nada. Você começa de primeira marcha e antes dos 5km/h já teria que trocar para a segunda. Ainda devagar, entro da garagem, você já estaria no terceiro ou quarto estágio, e exausto de manusear a alavanca de trocas e de tanto pisar na embreagem. Não faz sentido!

Câmbio manual de 14 marchas é só para carros elétricos

Mas, calma! Esse câmbio existe, sim, e foi desenvolvido pela Toyota, que agora tenta patentear a ideia. Só que a coisa não é bem assim de ter que trabalhar 14 marchas. Essa transmissão foi pensada para os carros elétricos, em uma tentativa de tentar exercer mais domínio, mais autonomia, sobre um carro que na maioria das vezes nem tem uma caixa de marchas de verdade.

É que essa caixa de marchas é virtual, viabilizando assim tantas velocidades. Na verdade, como são virtuais, o limite de marchas é infinito, mas as imagens divulgadas no documento técnico da Toyota indica 14 velocidades.

Na prática, se o sistema chegar às ruas, provavelmente não haverá 14 posições de troca na alavanca. A Toyota exemplifica com um diagrama de quatro marchas, onde você começaria com a primeira marcha e iria evoluindo. Ao identificar que sua intenção é continuar acelerando, o sistema evolui para o próximo conjunto de relações. Ao que as ilustrações mostram, esse diagrama de marcha será mostrado em uma espécie de tela no console central, que muda de acordo com o desenvolvimento do carro. No entanto, se o motorista se arrepender de ter começado a trocar marchas manualmente, tudo indica que é possível "levar" o carro sem essa dor de cabeça.