UAI
Bons números

Ford se destaca em 2023 com 40% de crescimento nas vendas

A montadora fez importantes lançamentos durante o ano em segmentos em ascensão, como os de picapes e SUVs

Publicidade
Novo Ford Territory foi um dos destaques da marca no Brasil em 2023
Novo Ford Territory foi um dos destaques da marca no Brasil em 2023 Foto: Ford/ Divulgação

Com o fim de 2023 se aproximando, é chegado o momento das retrospectivas do ano. A Ford, que virou importadora no Brasil, deve fechar o ano com aumento de 40% nas vendas no país. Esse fator se deu, entre outras razões, pela quantidade de lançamentos feitos pela marca em segmentos com crescimento de adeptos, como picapes e SUVs.

Comparado ao avanço da indústria de janeiro a novembro, que foi de 9%, a montadora se destaca pelo crescimento que obteve durante o ano. Dentre os modelos apresentados ao público, a marca também evoluiu em outros aspectos, como experiência do cliente e engenharia.

Picapes

No segmento das picapes, a Ford lançou quatro modelos. A primeira a chegar no país foi a F-150, que já tinha grande popularidade no exterior por sua imponência e robustez. A picape mais vendida no mundo confirmou sua popularidade também no Brasil, e gerou impacto positivo no consumidor.

As primeiras 250 unidades destinadas aos clientes Ford acabaram em uma hora, e as outras 250 para público geral se esgotaram em somente 9 minutos, tempo recorde constatado pela marca. O modelo deve fechar 2023 com cerca de 1.000 emplacamentos, o que equivale a cerca de 11% do mercado de picapes grandes. As versões disponíveis para a picape são Lariat e Platinum, e a faixa de preços é a partir de R$ 479.990.

Frente da Ford F-150 Platinum vermelha em estrada com fundo de dia ensolarado
A Ford F-150 é uma das referências no segmento de picapes Foto: Ford/ Divulgação

Em avanço do programa de eletrificação da marca do oval azul, a nova Ford Maverick Hybrid chegou ao país. Foi uma grande novidade por ser o primeiro modelo do segmento com motor híbrido no Brasil. Disponível a partir de R$ 224.890, proporciona versatilidade, performance e robustez.

 

Ford Maverick Hybrid amarela em cenário urbano
A Maverick foi a primeira picape a funcionar com motor híbrido no Brasil Foto: Ford/ Divulgação

A Ranger foi outro sucesso de vendas, com cerca de 3 mil unidades vendidas na primeira semana após seu lançamento. E continuou a crescer em volume na categoria, com crescimento de 38% de janeiro a outubro. A ampliação da linha com a Ranger Raptor também foi uma grande novidade, pois inaugurou o segmento de picapes de alta performance. Foram vendidas 400 unidades em apenas cinco horas.

Outros modelos

No segmento de SUVs, o novo Ford Territory apresentou evolução no visual, com sofisticação e bom acabamento, tanto externa como internamente. Isso se refletiu na recepção do utilitário pelos consumidores, que compraram cerca de mil unidades em pouco mais de dois meses.

 Ford Territory 2024 azul em ambiente externo com céu azul
O sucesso de vendas do modelo em 2023 fez com que a marca pense em investir em mais unidades para o próximo ano Foto: Ford/Divulgação
Ainda pensando em eletrificação, a Ford lançou o Mustang Mach-E no segundo semestre de 2023. Foi o primeiro veículo 100% elétrico da marca no Brasil e América do Sul, e chegou por R$ 486 mil. De acordo com a Ford, é o modelo elétrico mais vendido nos Estados Unidos.

Mustang Mach-E azul fazendo curva em ambiente externo
O SUV elétrico é um muscle car com potência máxima de 487 cv Foto: Ford/ Divulgação

Experiência do cliente e desenvolvimento

Como não só de bons produtos vive uma montadora, a Ford investiu também em outras áreas de atuação. Houve expansão da rede, que hoje conta com 114 concessionárias em todo o Brasil. Gradativamente, vem sendo aumentado o número de concessionárias que operam com o padrão global Ford Signature de arquitetura. Para 2024, planeja-se que a inovação de infraestrutura chegue a 100% das lojas e que essa operação eleve a qualidade Ford em todos os seus pontos de venda.

A Ford buscou aumentar o índice de satisfação dos clientes, com foco no estabelecimento de comunicação clara e efetiva, resolvendo seus problemas de forma rápida, além de ser ligeira em seus serviços e atendimentos nas concessionárias. O sucesso de tais ações foram percebidos com o aumento das reservas de serviço on-line e ativação do modem dos veículos conectados.

Além disso, a Ford conta com Centro de Desenvolvimento e Tecnologia com milhares de especialistas atuantes em projetos globais, que se empenham majoritariamente no desenvolvimento deles. Essas pessoas são responsáveis também por grande parte das tecnologias mundiais da marca.

Para o próximo ano, a Ford planeja manter o bom desempenho de mercado e projeta crescimento de dois dígitos nas vendas. Além disso, projeta mais novidades para 2024 que, segundo o presidente da Ford Brasil, Daniel Justo, “surpreenderão os clientes”.