Com o fim de 2023 se aproximando, é chegado o momento das retrospectivas do ano. A Ford, que virou importadora no Brasil, deve fechar o ano com aumento de 40% nas vendas no país. Esse fator se deu, entre outras razões, pela quantidade de lançamentos feitos pela marca em segmentos com crescimento de adeptos, como picapes e SUVs.
Comparado ao avanço da indústria de janeiro a novembro, que foi de 9%, a montadora se destaca pelo crescimento que obteve durante o ano. Dentre os modelos apresentados ao público, a marca também evoluiu em outros aspectos, como experiência do cliente e engenharia.
Picapes
No segmento das picapes, a Ford lançou quatro modelos. A primeira a chegar no país foi a F-150, que já tinha grande popularidade no exterior por sua imponência e robustez. A picape mais vendida no mundo confirmou sua popularidade também no Brasil, e gerou impacto positivo no consumidor.
As primeiras 250 unidades destinadas aos clientes Ford acabaram em uma hora, e as outras 250 para público geral se esgotaram em somente 9 minutos, tempo recorde constatado pela marca. O modelo deve fechar 2023 com cerca de 1.000 emplacamentos, o que equivale a cerca de 11% do mercado de picapes grandes. As versões disponíveis para a picape são Lariat e Platinum, e a faixa de preços é a partir de R$ 479.990.
Em avanço do programa de eletrificação da marca do oval azul, a nova Ford Maverick Hybrid chegou ao país. Foi uma grande novidade por ser o primeiro modelo do segmento com motor híbrido no Brasil. Disponível a partir de R$ 224.890, proporciona versatilidade, performance e robustez.
A Ranger foi outro sucesso de vendas, com cerca de 3 mil unidades vendidas na primeira semana após seu lançamento. E continuou a crescer em volume na categoria, com crescimento de 38% de janeiro a outubro. A ampliação da linha com a Ranger Raptor também foi uma grande novidade, pois inaugurou o segmento de picapes de alta performance. Foram vendidas 400 unidades em apenas cinco horas.
Outros modelos
No segmento de SUVs, o novo Ford Territory apresentou evolução no visual, com sofisticação e bom acabamento, tanto externa como internamente. Isso se refletiu na recepção do utilitário pelos consumidores, que compraram cerca de mil unidades em pouco mais de dois meses.
Experiência do cliente e desenvolvimento
Como não só de bons produtos vive uma montadora, a Ford investiu também em outras áreas de atuação. Houve expansão da rede, que hoje conta com 114 concessionárias em todo o Brasil. Gradativamente, vem sendo aumentado o número de concessionárias que operam com o padrão global Ford Signature de arquitetura. Para 2024, planeja-se que a inovação de infraestrutura chegue a 100% das lojas e que essa operação eleve a qualidade Ford em todos os seus pontos de venda.
A Ford buscou aumentar o índice de satisfação dos clientes, com foco no estabelecimento de comunicação clara e efetiva, resolvendo seus problemas de forma rápida, além de ser ligeira em seus serviços e atendimentos nas concessionárias. O sucesso de tais ações foram percebidos com o aumento das reservas de serviço on-line e ativação do modem dos veículos conectados.
Além disso, a Ford conta com Centro de Desenvolvimento e Tecnologia com milhares de especialistas atuantes em projetos globais, que se empenham majoritariamente no desenvolvimento deles. Essas pessoas são responsáveis também por grande parte das tecnologias mundiais da marca.
Para o próximo ano, a Ford planeja manter o bom desempenho de mercado e projeta crescimento de dois dígitos nas vendas. Além disso, projeta mais novidades para 2024 que, segundo o presidente da Ford Brasil, Daniel Justo, “surpreenderão os clientes”.
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