UAI
Vem pro Brasil?

BYD testa carro elétrico superesportivo com mais de 1.300cv

O YangWang U9 tem um quarteto de motores elétricos, cada um com 326cv de potência

Publicidade
YangWang U9 é mais comprido que boa parte dos SUVs de grande porte nacionais
YangWang U9 é mais comprido que boa parte dos SUVs de grande porte nacionais Foto: BYD / Divulgação

Em breve a BYD terá um superesportivo para chamar de seu. O U9, desenvolvido pela subsidiária esportiva YangWang, foi recentemente filmado em uma pista de corrida passando por testes, e algumas características do elétrico impressionaram. 

Uma delas é que, diferente do padrão dos superesportivos, o YangWang U9 é um gigante. O elétrico esportivo tem 4,96 metros de comprimento, 2,02m de largura e 1,29m de altura, o que seria um porte semelhante ao de um Land Rover Discovery, no comprimento e largura. O modelo ainda traz uma distância entre-eixos de 2,90m para conseguir acomodar uma bateria de 100 kWh. 

 

BYD esportivo tem potência absurda

YangWang U9
Superesportivo da BYD tem potência equivalente a quatro Honda Civic Type R Foto: BYD / Divulgação

Além do tamanho acima da média, o modelo também traz uma potência impressionante: 1.304cv. Para deixar mais claro, esse número seria equivalente à potência de quatro Honda Civic Type R. Para atingir essa marca, o YangWang U9 conta com quatro motores elétricos, cada um com 326cv.

YangWang U9
YangWang U9 teria autonomia menor no Brasil nos critérios do Inmetro Foto: BYD / DIvulgação

Segundo a BYD, com todo esse aparato, o superesportivo pode ir de 0 a 100km/h em dois segundos e atingir uma velocidade máxima de 300km/h. A chinesa também afirma que o YangWang U9 é capaz de viajar até 700 quilômetros com uma única carga. 

Lembrando que esse valor está de acordo com o ciclo de testes chinês. Logo, se fosse no Brasil, a autonomia do novo superesportivo da BYD poderia ser até 30% menor, já que o teste do Inmetro é mais criterioso que o chinês. Mesmo assim, o U9 ainda teria uma autonomia em torno de 490 quilômetros, o que o colocaria como o segundo elétrico com maior alcance do país, perdendo apenas para o BMW iX xDrive 50.

E o preço?

YangWang U9
YangWang U9 não é barato, mas tem preço muito competitivo no seu segmento Foto: BYD / Divulgação

Surpreendentemente, o modelo seguiu a linha da BYD e chega ao mercado chinês com valor mais barato - ou menos caro - do que se espera para um carro deste porte. O YangWang U9 será vendido por 1 milhão de yuans (aproximadamente R$ 688 mil). 

Não é barato, mas se levarmos em consideração potência e autonomia, o motorista que puder desembolsar este valor irá se divertir bastante, gastando menos que na compra de esportivos elétricos como o Audi e-tron GT, que custa R$ 699.990 e traz no máximo 530cv no modo overboost. 

Ainda não existe informação se o superesportivo será oficialmente vendido no Brasil.