A Mercedes-Benz pode estar colhendo os frutos (podres!) por não estar prestando um bom pós-venda a seus clientes, como revelou nossa coluna, mostrando que a marca detém a nota pífia de 2,8 (de 10) na avaliação do Reclame Aqui. É que a marca alemã não tem sequer um modelo no ranking dos 10 carros de luxo mais emplacados no Brasil em novembro.
Esse apanhado dos carros de luxo mais vendidos do Brasil costuma ser 'habitado' por marcas como BMW, Audi, Volvo, Land Rover e... a Mercedes-Benz. Mas, conforme os dados divulgados pela Fenabrave, a marca da estrela não emplacou nenhum modelo no top 10 desse segmento, confirmando a má fase vivida por ela no Brasil. Para se ter ideia, seu sedan Classe C teve apenas 12 unidades emplacadas. Confira essa lista a seguir:
Carros de luxo mais vendidos em 2023
MODELO | NOVEMBRO 2023 | ACUMULADO 2023 |
BMW X1 | 382 |
3.543 |
BMW 320i | 256 |
3.984 |
Volvo XC60 | 228 |
3.837 |
Volvo XC40 | 207 |
1.486 |
Audi Q3 | 204 |
1.486 |
Audi Q5 | 193 |
1.858 |
BMW X5 | 177 |
1.040 |
BMW X4 | 148 |
1.050 |
Volvo XC90 | 130 |
1.069 |
Land Rover Discovery |
120 |
1.471 |
BMW se destaca entre os carros de luxo
Mas, outra marca alemã foi bem melhor que a Mercedes-Benz, dominando o segmento dos carros de luxo em novembro. Como é possível ver no quadro acima, a BMW tem quatro modelos entre os mais emplacados, incluindo o primeiro e o segundo colocados: o SUV X1 e o sedan 320i. A marca ainda tem o Q3 na quinta colocação e o Q5 na sexta.
Em seguida vem a Volvo, com sua trinca de SUVs: XC60 em terceiro, XC40 em quarto e XC90 em nono. A Audi participa da lista dos carros de luxo mais emplacados de novembro com dois modelos: Q3 e Q5, SUVs que estão na quinta e sexta colocações. Por fim, o Land Rover Discovery fecha essa lista.
Mercedes pisa na bola com os clientes
Com a nota de 2,8, sem resolver os problemas ou sequer responder aos seus clientes, a Mercedes-Benz foi desclassificada no Reclame Aqui. Um exemplo desse descaso, publicado pelo VRUM, aconteceu com o dono de uma Mercedes AMG, que custa cerca de R$ 1 milhão. Ele levou o carro em uma concessionária da marca para conferir a luz do airbag acesa. O orçamento? R$ 250 mil! Naturalmente, esse cliente não concordou com essa 'facada'.
Ao retornar a uma outra concessionária da Mercedes-Benz para fazer um recall, a autorizada se ofereceu para resolver o problema do airbag. O orçamento? R$ 560! Para piorar, a marca alemã não explicou o motivo de orçamentos tão diferentes.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!