Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos da marca estadunidense, a nova Ranger Raptor acaba de ser lançada em terras tupiniquins com o slogan de “picape mais rápida do Brasil”, acelerando de 0 a 100km/h em 5,8 segundos. O preço é de cortar o coração do trabalhador brasileiro: R$ 448.600.
Tivemos a oportunidade de acelerar o monstro na pista de testes da Ford em Tatuí, interior de São Paulo, e podemos afirmar que a experiência de dirigir essa picape é única.
Equipada com motor 3.0 litros biturbo, que desenvolve 395cv e 59,4kgfm de torque, as acelerações da Ford Ranger Raptor são seguras e empolgantes. O velocímetro chega aos 180km/h, velocidade máxima controlada eletronicamente, bem rápido e em curtas distâncias. A transmissão automática de 10 marchas tem calibração exclusiva, com trocas manuais por aletas. O consumo de combustível é de 8,3km/l na cidade e 10,2km/l na estrada.
A percepção de velocidade dentro da cabine é ofuscada pelo isolamento acústico. Quase não escutamos o motor gritar alto e, por isso, o pedal do acelerador vai lá embaixo. Outro fator que contribui para a tocada da Raptor ser interessante são as suspensões preparadas para o uso off road com curso maior: 256mm na dianteira (32% maior) e 290mm na traseira (mais 18%).
A configuração das suspensões é Double-Wishbone na dianteira e Watts Link na traseira. Os amortecedores de competição atuam de forma ativa a partir da leitura do terreno. Já o diferencial traseiro e dianteiro blocante otimizam o sistema de tração. A estabilidade da caminhonete ainda se faz pelo uso de molas helicoidais na traseira, ao invés dos feixes de mola, como os das versões mais calmas.
A Ford Ranger Raptor tem sete modos de condução: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja –, com mudanças no motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento. Escapamento é um capítulo à parte da Raptor, já que o condutor pode ajustar os modos de acordo com sua preferência, desde o modo normal, mais silencioso, para ser o vizinho amigável, ou o muito alto, no modo baja, digno de ser expulso do prédio.
Além dos modos de condução que personalizam sua maneira de dirigir, a Ford Ranger Raptor ainda conta com quatro modos de direção: Conforto, Normal, Esportiva, e Off-Road (com resistência esportiva e respostas mais rápidas).
Interior
A posição de dirigir da nova Ford Ranger Raptor também instiga o motorista a acelerar. Os bancos, segundo a Ford, foram inspirados nos dos aviões de combate com preparações para pouso. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto e formato de concha. Os ajustes são elétricos.
O painel de instrumentos tem 12,4 polegadas, configurável e ajustável para sua melhor conveniência. Já a central multimídia tem tela de 12 polegadas e todas as conectividades sem fio. Ponto positivo para o design do sistema de ar-condicionado, que tem botões físicos, o que facilita para não perder o foco procurando telas na central multimídia.
Segurança
Destaque para os assistentes autônomos (ADAS): controle de cruzeiro adaptativo com stop & go; frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas; assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão; monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado; reconhecimento de sinais de trânsito; e farol alto automático.
A Ford Ranger Raptor é vendida em cinco cores: laranja saara, azul belize, preto astúria, branco nevasca e cinza diamantina. A caminhonete já está disponível nos mais de 84 pontos de venda da Ford espalhados pelo Brasil.
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