A Tesla, montadora de carros do bilionário Elon Musk, comunicou aos seus clientes que fará recall de mais de 2 milhões de veículos nos Estados Unidos para resolver problemas em seu sistema de assistência ao motorista, o Autopilot.
O recall foi convocado para os modelos Model S fabricados entre 2012 e 2023; Model 3 e Model X produzidos entre 2017 e 2023; Model Y fabricados entre 2020 e 2023 que são equipados com o Autosteer – que auxilia na direção e mantém o carro dentro da faixa de rodagem.
Tesla é investigada por acidentes devido ao Autopilot
A Administração Nacional de Segurança de Trânsito nas Estradas (NHTSA, na sigla em inglês) investiga a Tesla há mais de dois anos por conta de acidentes causados por modelos da marca.
Já faz um ano que a NHTSA informou que os veículos da Tesla se envolveram em 70% dos acidentes de trânsito nos EUA. Foram 392 acidentes no país entre o período de junho de 2021 até maio de 2022. Os modelos da marca de Elon Musk estavam presentes em 273 desses episódios.
Já entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, ocorreu outra investigação. Dessa vez, apurou-se que os modelos Tesla colidiram com veículos de primeiros-socorros e freando abruptamente em rodovias.
Sobre o uso do piloto automático, a NHTSA informou na quarta-feira (13) que:
"A tecnologia automatizada é uma grande promessa para melhorar a segurança, mas apenas quando for implantada de forma responsável"
por NHTSA
A NHTSA afirmou ainda que tomou essa atitude pensando em fazer com que a Tesla e outras montadoras que usam dessa tecnologia em seus modelos melhorem seus sistemas automatizados e priorizem a segurança.
O que a Tesla pretende fazer para reverter a situação?
Em seu relatório de recall, a Tesla disse que esperava atualizar seu software de Autopilot. A atualização adicionaria controles e alertas extras nos veículos afetados para que os motoristas assumissem a responsabilidade da direção contínua com o Autosteer ligado.
A melhoria do sistema será remota, portanto, os 2 milhões de carros não precisarão ir a um ponto de revenda ou oficina da Tesla. Após a atualização, o Autopilot não será habilitado sem que haja alguém no comando do veículo.
Esse não foi o primeiro recall da Tesla
No início de 2022, a marca de Elon Musk realizou um recall de 54 mil unidades nos EUA. Na ocasião, uma falha no sistema Autopilot fazia com que os veículos não parassem em cruzamentos.
A solicitação foi feita também pela NHTSA. A reguladora confirmou que o recurso “rolling stop” foi desativado nos modelos sedan Model S e SUV Model X produzidos entre 2016 e 2022, além dos Model 3 feitos de 2017 a 2022, e do Model Y fabricado a partir de 2020.
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