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Segurança

Latin NCAP dá só 2 estrelas para o Fiat Pulse; por que tanto rigor com a Stellantis?

SUV compacto da Fiat foi mal avaliado, apesar de relatório do Latin NCAP apontar muitas virtudes. Confira outras vezes que programa de segurança foi mais severo com marcas da Stellantis

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Fiat Pulse ganha apenas 2 estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP
Fiat Pulse ganha apenas 2 estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP Foto: Divulgação

O Latin NCAP continua "pegando no pé" da Stellantis, enquanto alivia em seus relatórios dos testes de impacto para outras marcas de carro. A vítima da vez é o Fiat Pulse, que obteve apenas duas estrelas (de cinco possíveis) na sexta rodada de testes do ano de 2023. A unidade testada tinha proteção de série, com quatro airbags e controle de estabilidade.

No entanto, ao analisar o relatório do Latin NCAP, a constatação é que o Fiat Pulse não foi tão mal assim para receber uma nota tão baixa. Confira os pontos altos do modelo:

  • A estrutura do veículo foi avaliada como estável, inclusive na área dos pés, que costuma ser mais crítica;
  • O impacto lateral ofereceu proteção total para adultos;
  • O desempenho do controle de estabilidade ofereceu pontuação total, assim como o limitador de velocidade.

Ao mesmo tempo, aos olhos do Latin NCAP, o Fiat Pulse pisou na bola em dois pontos:

  • Airbag lateral proporciona cobertura limitada, o que, de acordo com os diagramas de proteção, teria resultado em proteção marginal para o tórax, mas boa para a cabeça. Apesar disso, o relatório do Latin NCAP cita apenas deficiência na proteção da cabeça;
  • Proteção limitada à criança de 3 anos no impacto frontal e lateral, comportamento explicado pela combinação do veículo com a cadeirinha.

Polo Track foi pior no ensaio lateral, mas tem 3 estrelas

A analisar o relatório do Latin NCAP do Volkswagen Polo Track, que também tem quatro airbags, mas ganhou 3 estrelas, notamos algumas incongruências: entre elas, o programa de segurança veicular não propõe à Volkswagen nenhuma melhoria quanto a proteção lateral, mesmo que o hatch tenha três pontos pendentes nesses testes de impacto: proteção adequada do abdômen no teste lateral; além de proteção marginal ao abdômen e adequada à pélvis no ensaio contra o poste.

Ou seja, mesmo tendo airbags laterais do tipo tórax e cabeça conjugados com uma bolsa lateral para o peito, o Polo oferece menos proteção lateral aos adultos que o Fiat Pulse.

Latin NCAP persegue Stellantis, mas alivia para outros fabricantes

  1. Jeep Renegade: SUV ganhou apenas 1 estrela em teste recente. No entanto, unidade testada era um resto de estoque comprado no Panamá e estava equipada com apenas dois airbags. Quando o teste foi divulgado, o Renegade já tinham passado por uma reestilização e ganhado seis bolsas de série. A Stellantis ofereceu uma unidade nova, mas a entidade uruguaia recusou, solicitando que a fábrica "bancasse" o teste.
  2. VW Virtus: enquanto isso, o VW Virtus produzido no Brasil recebeu 5 estrelas do Latin NCAP a partir de uma "auditoria". Como o modelo foi testado e aprovado na India, o trabalho foi comprovar que o veículo fabricado no Brasil ganhou as mesmas alterações. Parede que é bom, nada!
  3. Chevrolet Tracker: entre 2013 e 2017, o Latin NCAP testou 10 modelos da GM, sendo que oito receberam zero estrela. A partir de 2018, a marca começou a bancar os testes de seus modelos, que passaram a receber muitas estrelas. Recentemente, o Chevrolet Tracker recebeu 5 estrelas, mesmo tendo ocorrido um incêndio durante os testes.
  4. Ainda no último teste do Renegade, o Latin NCAP criticou a Jeep por usar os resultados obtidos há mais de 5 anos em seus pontos de venda para certificar que o modelo é seguro. No entanto, a Volkswagen fez igual com o Virtus na Colômbia.