UAI
Stock Car

Stock Car passará a usar SUVs em 2025; entenda o motivo

Escolha dos SUVs para os carros da Stock Car foi feita após análise de mercado e pesquisa com fãs

Publicidade
Stock Car utilizará SUVs como modelo de competição
Stock Car utilizará SUVs como modelo de competição Foto: Stock Car/Instagram

A principal competição automobilística do Brasil, a Stock Car, anunciou uma grande novidade para a temporada de 2025. O evento, que é conhecido por usar carrocerias de carros populares como Chevrolet Opala, Astra, Omega, Cruze e Toyota Corolla, passará por mudanças.

A partir de 2025, os modelos nas pistas serão SUVs. O Chevrolet Cruze será substituído pelo Tracker atual. Já o Corolla sairá para a entrada do Corolla Cross. Porém, como a organização revelou ontem (14), os modelos continuarão usando chassi tubular, que remete ao veículo de origem.

O CEO da Vicar – organizadora da categoria –, Fernando Julianelli, diz que a mudança se deu pela popularidade e mudanças nos SUVs:

"SUVs representam mais de 40% das vendas de veículos de passeio e evoluíram muito em design, tecnologia e dinâmica veicular"
por Fernando Julianelli, CEO da Vicar

Fãs da Stock Car participaram da escolha

A Stock Car começou sua busca pelo novo modelo observando o mercado automotivo. O resultado final se deu a partir de pesquisa da qual participaram 180 fãs da categoria. Eles foram questionados sobre a manutenção dos sedans ou introdução de um novo modelo.

Pista de corrida com vários carros da Stock Car, em volta há árvores e mais ao fundo algumas edificações.
Belo Horizonte irá receber etapa da Stock Car Foto: Stock Car/Diulgação

De acordo com o relatório final, os SUVs tiveram aceitação variando entre 64% e 77% entre os fãs considerados “fanáticos” e “regulares”.

Stock Car terá outras mudanças

A Vicar também divulgou que não usará os motores V8 a gasolina atuais. Eles serão substituídos por um motor 2.1 turbo a gasolina de quatro cilindros em linha.

A Chevrolet comunicou que seu novo propulsor terá nível de entrega de desempenho parecido com o atual. O seu motor atual maior entrega por volta de 500cv de potência. Medida que deve ser mantida no novo de quatro cilindros.

Outra grande mudança é que o grid de 2025 terá quatro montadoras, com 32 carros competindo. As outras duas marcas, além de Chevrolet Toyota, ainda não foram divulgadas, mas devem ser reveladas em abril de 2024.

Quem também participará da montagem dos carros é a multinacional da área de fabricação de aço, a ArcelorMittal. A empresa será responsável pelo desenvolvimento da gaiola de segurança dos SUVs.

Gaiola de segurança na cor laranja está suspenso em uma fábrica.
Gaiolas de segurança dos carros da Stock Car serão produzidas pela ArcelorMittal Foto: ArcelorMittal/Divulgação

Stock Car será realizada em BH

Na quarta-feira (13), a Prefeitura de Belo Horizonte confirmou a realização de uma etapa da Stock Car ao redor do Mineirão. A primeira corrida deve ser realizada entre 15 e 18 de agosto de 2024.
Sobre o motivo para a realização do evento na capital mineira, o prefeito da cidade, Fuad Noman, diz:

"Isso é o casamento perfeito. A alegria da população, paixão que todos nós temos pela corrida e, junto com isso, o grande retorno que vamos ter na economia de Belo Horizonte. Para nós é uma honra receber esse evento. Quero que a cidade se consolide como sede da Stock Car"
por Fuad Noman, prefeito de BH

Além da corrida, será realizado um festival gastronômico e um show de encerramento no interior do estádio. Para que a prova seja realizada, serão feitas mudanças no asfalto, remoção de quebra-molas, instalação de arquibancadas e retiradas de árvores (parte triste dessa novidade).

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!