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Viatura termina em cima de Jeep Gladiator após manobra PIT; veja fotos

Motorista não respeitou ordem de parada e acabou capotando o Jeep após intervenção policial

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Viatura
Viatura Foto: Internet / Reprodução

Na última semana, uma perseguição policial na cidade de Atlanta, Geórgia (EUA) não terminou muito bem. Um Dodge Charger, utilizado como viatura policial, acabou em cima de um Jeep Gladiator após perseguição policial.

Toda confusão começou quando o motorista do Jeep Gladiator, Robert Shirling, de aproximadamente 50 anos, se recusou a acatar a ordem de parada e empreendeu fuga. Os oficiais relatam que Shirling ainda tentou bater o Jeep em uma das viaturas enquanto era perseguido pelas ruas do condado de Cobb.

Funcionários do Departamento de Polícia do condado de Cobb, em entrevista ao jornal Fox 5 Atlanta, disseram que Shirlin colidiu com dois veículos na Northside Drive antes de atingir a traseira de um terceiro veículo. Após as colisões, um oficial decidiu realizar a manobra PIT para finalizar a fuga do motorista.

O que é a manobra PIT?

Manobra pit
Manobra faz o alvo perder o controle do veículo e finaliza perseguição Foto: Internet / Reprodução

Pursuit Intervention Technique ou Técnica de Imobilização de Precisão (PIT) é uma manobra de interceptação muito utilizada em perseguições policiais nos Estados Unidos. 

Essa manobra consiste em bater a viatura policial na parte traseira da lateral do carro perseguido, para tentar fazer o condutor perder o controle da direção e parar.

A manobra começa com a o alinhamento da viatura com o veículo que está em fuga, deixando as rodas dianteiras da viatura paralelas às rodas traseiras do outro carro. Logo após, o condutor da viatura, gentilmente, encosta a viatura no carro em fuga, sem perder o alinhamento das rodas e continua a girar a direção para o lado em que se encontra o alvo.

Assim que o outro carro perde o contato com o solo, o motorista da viatura deverá realizar uma frenagem e rapidamente continuar com o giro da direção, na mesma trajetória do veículo perseguido, até desencostar do fugitivo. Com isso, o motorista perderá o controle e não continuará sua fuga.

A técnica tem sido usada por policiais norte-americanos desde a década de 1980 para imobilizar fugitivos. Além disso, também pode ser usada em operações de proteção como forma de retirar um veículo agressor de uma carreata ou comboio.

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