A Citroën divulgou as novidades do seu utilitário elétrico para o mercado europeu, o ë-SpaceTourer. Disponível em dois comprimentos para acomodar até nove passageiros, o veículo teve a dianteira reestilizada e ganhou novos recursos de tecnologia.
O novo ë-SpaceTourer também teve a autonomia ampliada e manteve o motor elétrico de 100kW (136cv). Em um carregador rápido, o modelo precisará de, no máximo, 45 minutos para recarregar a bateria de 0 a 80%.
Quais os detalhes do novo Citroën SpaceTourer elétrico?
No design, o ë-SpaceTourer reestilizado ganhou nova grade, que incorpora o logotipo oval com o tradicional chevron da Citroën, e faróis redesenhados com assinatura luminosa. Já as rodas de liga leve de aro 17 polegadas trazem o novo logotipo na saliência central.
No interior, o novo SpaceTourer traz o sistema de infotenimento My Citroën Play, com tela sensível ao toque de 10 polegadas, que controla o ambiente multimídia, como música ou telefone, e realiza espelhamento de smartphone pelos aplicativos Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, a central multimídia do elétrico apresenta reconhecimento de voz, transformando o sistema de mídia em um assistente pessoal. Na sua versão mais avançada, o recurso também incorpora um navegador 3D que escolhe rotas com base nas condições do trânsito em tempo real.
Outro detalhe diz respeito à seção central do painel de instrumentos do ë-SpaceTourer, que apresenta uma nova interface de controle, com o seletor de marchas e o comando dos modos de condução. O veículo ainda conta com um compartimento ampliado que incorpora uma zona de carregamento sem fio para smartphones.
Utilitário elétrico da Citroën terá novos recursos de assistência de direção
Segundo a montadora, o ë-SpaceTourer oferece 17 auxílios práticos à direção para uma condução mais segura. Tecnologias como acesso e partida sem o uso das mãos, assistência de partida em subidas, câmera de ré com Top Rear Vision e controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go estarão disponíveis no elétrico.
Além disso, tecnologias que aumentam a segurança como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de atenção do motorista, assistência para manutenção de faixa, aviso de colisão, redução automática dos faróis e reconhecimento de sinais de trânsito, também equiparão o Citroën ë-SpaceTourer.
Quantos quilômetros o utilitário roda com uma carga completa?
Sobre a autonomia, o motor elétrico do ë-SpaceTourer continua tendo 136cv (100kW) e dois tipos de bateria de íons de lítio. A primeira bateria tem 50kWh e oferece uma autonomia de 224 quilômetros pelo ciclo combinado WLTP. Já a versão equipada com a bateria de 75kWh agora oferece uma autonomia de até 350 quilômetros, pelo ciclo WLTP, ou seja, 20 quilômetros a mais do que a geração anterior.
Além disso, a autonomia do ë-SpaceTourer passa ser otimizada pelo novo sistema de frenagem regenerativa de três estágios, controlado por borboletas localizadas atrás do volante, que podem ser adaptadas às condições de condução do veículo e ao tipo de missão a que foi destinado.
Para a Europa, o utilitário elétrico da Citroën é vendido a partir de 54,9 mil euros (aproximadamente R$ 294 mil). Já para o Brasil, ainda não há informações sobre uma possível vinda do modelo e – muito menos – sobre o seu preço.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!