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SUV Superpremium

BMW X7 M60i chega para brigar com SUVs de ponta

Com foco em concorrentes de peso, SUV topo de linha da marca alemã com o pacote M60i chega com preço de supercarro e visual totalmente renovado

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BMW X7 M60i tem 530cv de potência e 76,4kgfm de torque
BMW X7 M60i tem 530cv de potência e 76,4kgfm de torque Foto: BMW/Divulgação

São Paulo (SP)* – Há muito já não é novidade que os SUVs caíram no gosto dos consumidores brasileiros. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o segmento vendeu mais de 699 mil carros só em 2023.

Visando alcançar o topo do ranking nesse segmento, a BMW desembarca no Brasil o seu SUV superpremium X7 no pacote M60i. Chega com novo visual, espaço para sete passageiros com conforto e preço sugerido de R$ 1.154.950 mil. Isso mesmo! Uma milha e quase duzentos mil para estacionar o SUV mais poderoso da marca alemã na garagem.

Mas quais os atributos dessa máquina que justificam o valor? Vamos começar pelo motor. O BMW X7M60i tem motor M TwinPower 4.4 litros, turbo, V8 a gasolina, que desenvolve 530cv de potência entre 5.500rpm e 6.000rpm, e 76,4kgfm de torque entre 1.800rpm e 4.600rpm.

Acoplado ao motor, o câmbio automático de oito marchas também permite trocas pela alavanca ou pelos paddle shifts atrás do volante. A tração do BMW X7 é integral nas quatro rodas. Com esse conjunto, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 4,7 segundos e tem máxima limitada a 250km/h.

 

Nova reestilização do conjunto óptico deixou faróis mais afilados e exclusivos para dia e noite
Nova reestilização do conjunto óptico deixou faróis mais afilados e exclusivos para dia e noite Foto: BMW/Divulgação

Ao volante

As acelerações são bem consistentes. Os 76,4kgfm de torque te fazem colar no banco já em baixas rotações, e o SUV anda rápido. Além disso, as retomadas são bem eficientes, já que o conjunto mecânico foi muito bem dimensionado.

O consumo do BMW X7 é um capítulo à parte. Por ser um V8 de 530cv, nossa cabeça já liga ao consumo dos muscle car antigos, porém, segundo o Inmetro, em testes de bancada, o SUV faz 6,3km/l na cidade e 7,7km/l na estrada.

Rodas de 22 polegadas são diferencial no novo BMW X7 M60i
Rodas de 22 polegadas são diferencial no novo BMW X7 M60i Foto: BMW/Divulgação

As suspensões, dianteiras do tipo braços triangulares com barra estabilizadora, independente, e molas a ar, e traseiras do tipo multibraço com barra estabilizadora, independente e com molas a ar, são bem calibradas e seguram bem o SUV no asfalto. O BMW X7 é bem estável em curvas, tanto em altas quanto em baixas velocidades, e o condutor não sente a rolagem de carroceria. Além disso, as rodas aro 22 polegadas com pneus 275/440R22 na dianteira e 315/35 R22 na traseira proporcionam um grip absurdo para o SUV.

A posição de dirigir no BMW X7 M60i é bastante agradável, pois todos os comandos estão à mão do motorista, o banco tem todas as regulagens elétricas, incluindo extensor do assento para apoiar melhor as pernas. O SUV tem ainda head-up display bem dimensionado e quadro de instrumentos configurável, que permite que o motorista não desvie sua atenção do trânsito.

Todo reestilizado

Luxo e tecnologia também são fatores determinantes para o alto valor do BMW X7 M60i. Por fora, o SUV tem linhas ousadas e robustas. O conjunto óptico dianteiro segue a linha adotada no BMW i7, com faróis divididos em duas seções: a parte superior é responsável pelo LED de condução diurna e a inferior, também em LED, é responsável pela iluminação noturna.
Por dentro, o destaque é o BMW Live Cockpit Professional, com tela curvada, composta por uma de 12,3 polegadas (painel de instrumentos) e outra de 14,9 polegadas (multimídia). Os bancos são revestidos em couro merino e têm qualidade equiparada ao sedan topo de linha i7.

Nova grafia nas lanternas traseiras remetendo ao sedã topo de linha BMW I7
Nova grafia nas lanternas traseiras remetendo ao sedã topo de linha BMW I7 Foto: BMW/Divulgação

Outra facilidade para o proprietário do SUV de luxo são os rebatimentos das fileiras de bancos, todas elétricas, bastando apenas ao usuário escolher qual a melhor configuração para a ocasião: dois, cinco ou sete lugares.

Outros mimos

Para agradar ainda mais os compradores do SUV, a BMW entregará junto com o X7 um par de malas Rimowa, empresa de alto luxo na fabricação de malas de viagem, e um pacote de serviços integrado com três anos ou 40 mil quilômetros rodados que engloba troca de óleo de motor e filtros, troca de fluido de freio, inspeção do veículo, troca de filtro de ar-condicionado entre outros.

Linhas agressivas no painel com logo M para lembrar aos ocupantes que estão em um esportivo
Linhas agressivas no painel com logo M para lembrar aos ocupantes que estão em um esportivo Foto: BMW/Divulgação

FICHA TÉCNICA

 

MOTOR  

Dianteiro, oito cilindros, com 4.395cm³ de cilindrada, turbocompressor, a gasolina, que desenvolve potência de 530cv a 5.500rpm e torque máximo de 76,5kgfm a 1.800rpm

TRANSMISSÃO 

Integral permanente, e câmbio automático de oito marchas com conversor de torque

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS 

Dianteira, independente braços sobrepostos; e traseira, independente, multibraço/liga leve de 22 polegadas/dianteira 275/40 R22 e traseira 315/35R22

DIREÇÃO

Elétrica, diâmetro de giro, 12,4m

FREIOS

 Discos ventilados nas quatro rodas

CAPACIDADES

Do tanque, 83 litros; de carga útil (passageiros mais bagagem), 755 quilos; porta-malas 5 lugares, 750 litros; porta-malas 7 lugares, 326 litros

DIMENSÕES

Comprimento, 5,18m; largura, 2,00m; altura, 1,83m; entre-eixos, 3,10m

PESO

2.600 quilos

ÂNGULOS

De entrada: 25 graus
De saída: 22,2 graus
De rampa: 19,8 graus
Vão livre do solo: 22,1cm

DESEMPENHO

Velocidade máxima: 250 km/h - limitada eletronicamente
Aceleração até 100km/h: 4,7 segundos

(*) Jornalista viajou a convite da BMW

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