São Paulo (SP)* – Há muito já não é novidade que os SUVs caíram no gosto dos consumidores brasileiros. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o segmento vendeu mais de 699 mil carros só em 2023.
Visando alcançar o topo do ranking nesse segmento, a BMW desembarca no Brasil o seu SUV superpremium X7 no pacote M60i. Chega com novo visual, espaço para sete passageiros com conforto e preço sugerido de R$ 1.154.950 mil. Isso mesmo! Uma milha e quase duzentos mil para estacionar o SUV mais poderoso da marca alemã na garagem.
Mas quais os atributos dessa máquina que justificam o valor? Vamos começar pelo motor. O BMW X7M60i tem motor M TwinPower 4.4 litros, turbo, V8 a gasolina, que desenvolve 530cv de potência entre 5.500rpm e 6.000rpm, e 76,4kgfm de torque entre 1.800rpm e 4.600rpm.
Acoplado ao motor, o câmbio automático de oito marchas também permite trocas pela alavanca ou pelos paddle shifts atrás do volante. A tração do BMW X7 é integral nas quatro rodas. Com esse conjunto, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 4,7 segundos e tem máxima limitada a 250km/h.
Ao volante
As acelerações são bem consistentes. Os 76,4kgfm de torque te fazem colar no banco já em baixas rotações, e o SUV anda rápido. Além disso, as retomadas são bem eficientes, já que o conjunto mecânico foi muito bem dimensionado.
O consumo do BMW X7 é um capítulo à parte. Por ser um V8 de 530cv, nossa cabeça já liga ao consumo dos muscle car antigos, porém, segundo o Inmetro, em testes de bancada, o SUV faz 6,3km/l na cidade e 7,7km/l na estrada.
As suspensões, dianteiras do tipo braços triangulares com barra estabilizadora, independente, e molas a ar, e traseiras do tipo multibraço com barra estabilizadora, independente e com molas a ar, são bem calibradas e seguram bem o SUV no asfalto. O BMW X7 é bem estável em curvas, tanto em altas quanto em baixas velocidades, e o condutor não sente a rolagem de carroceria. Além disso, as rodas aro 22 polegadas com pneus 275/440R22 na dianteira e 315/35 R22 na traseira proporcionam um grip absurdo para o SUV.
A posição de dirigir no BMW X7 M60i é bastante agradável, pois todos os comandos estão à mão do motorista, o banco tem todas as regulagens elétricas, incluindo extensor do assento para apoiar melhor as pernas. O SUV tem ainda head-up display bem dimensionado e quadro de instrumentos configurável, que permite que o motorista não desvie sua atenção do trânsito.
Todo reestilizado
Luxo e tecnologia também são fatores determinantes para o alto valor do BMW X7 M60i. Por fora, o SUV tem linhas ousadas e robustas. O conjunto óptico dianteiro segue a linha adotada no BMW i7, com faróis divididos em duas seções: a parte superior é responsável pelo LED de condução diurna e a inferior, também em LED, é responsável pela iluminação noturna.
Por dentro, o destaque é o BMW Live Cockpit Professional, com tela curvada, composta por uma de 12,3 polegadas (painel de instrumentos) e outra de 14,9 polegadas (multimídia). Os bancos são revestidos em couro merino e têm qualidade equiparada ao sedan topo de linha i7.
Outra facilidade para o proprietário do SUV de luxo são os rebatimentos das fileiras de bancos, todas elétricas, bastando apenas ao usuário escolher qual a melhor configuração para a ocasião: dois, cinco ou sete lugares.
Outros mimos
Para agradar ainda mais os compradores do SUV, a BMW entregará junto com o X7 um par de malas Rimowa, empresa de alto luxo na fabricação de malas de viagem, e um pacote de serviços integrado com três anos ou 40 mil quilômetros rodados que engloba troca de óleo de motor e filtros, troca de fluido de freio, inspeção do veículo, troca de filtro de ar-condicionado entre outros.
FICHA TÉCNICA
MOTOR |
Dianteiro, oito cilindros, com 4.395cm³ de cilindrada, turbocompressor, a gasolina, que desenvolve potência de 530cv a 5.500rpm e torque máximo de 76,5kgfm a 1.800rpm |
TRANSMISSÃO |
Integral permanente, e câmbio automático de oito marchas com conversor de torque |
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS |
Dianteira, independente braços sobrepostos; e traseira, independente, multibraço/liga leve de 22 polegadas/dianteira 275/40 R22 e traseira 315/35R22 |
DIREÇÃO |
Elétrica, diâmetro de giro, 12,4m |
FREIOS |
Discos ventilados nas quatro rodas |
CAPACIDADES |
Do tanque, 83 litros; de carga útil (passageiros mais bagagem), 755 quilos; porta-malas 5 lugares, 750 litros; porta-malas 7 lugares, 326 litros |
DIMENSÕES |
Comprimento, 5,18m; largura, 2,00m; altura, 1,83m; entre-eixos, 3,10m |
PESO |
2.600 quilos |
ÂNGULOS |
De entrada: 25 graus |
DESEMPENHO |
Velocidade máxima: 250 km/h - limitada eletronicamente |
(*) Jornalista viajou a convite da BMW
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