UAI
Vendas suspensas

Toyota Yaris Cross teve testes fraudados e venda é suspensa; entenda

Após fraudes em testes de segurança serem denunciados, submarca da Toyota tem vendas suspensas, atingindo Toyota Yaris Cross

Publicidade
Vendas do Toyota Yaris Cross são suspensas
Vendas do Toyota Yaris Cross são suspensas Foto: Toru Hanai/REUTERS

A Daihatsu, submarca da Toyota, teve de suspender as vendas de seus veículos. A ação se deu por fraudes em testes de impacto que haviam sido confirmadas pelos executivos da Toyota e da Daihatsu, em abril deste ano.

Entre os modelos que tiveram as vendas suspensas está o Daihatsu Rocky, modelo no qual o Toyota Yaris Cross é baseado.

O caso se tornou público após denúncia de que a subsidiária havia colocado reforços estruturais nas portas dos veículos submetidos a testes de colisão. As unidades que eram entregues aos clientes não vinham com o suplemento, e aí que está o problema.

E após a empresa tomar conhecimento, a partir de resultado de investigação externa, de que informações foram manipuladas em 25 tipos de testes em seus modelos, as vendas foram suspensas.

Empresa já sabia das irregularidades

Desde abril deste ano, a Daihatsu reconhecia que havia irregularidades nos dados de segurança. As informações foram enviadas para reguladores sobre testes de colisão em quatro de seus modelos.
Os modelos representam ao todo 88 mil veículos que foram fabricados na Malásia e Tailândia, no período de 2022 e 2023.

Após investigações internas, a Toyota informou que as fraudes nos testes de segurança afetaram cerca de 64 categorias.

Os testes simulavam colisões laterais em acidentes contra postes. De acordo com o Ministério do Transporte no Japão, as avaliações devem acontecer em ambos os lados do veículo, o que não foi seguido pela marca.

Relatórios independentes indicam que as manipulações dos testes de segurança acontecem desde 1989. O órgão de segurança oficial do Japão já indicou que investigará para checar se há outras violações.

Toyota Yaris Cross virá mesmo para o Brasil?

 

Toyota Yaris Cross em showroom da Toyota, ao fundo há uma tela de LED com o nome do modelo em letras brancas e grandes.
Toyota Yaris Cross, mesmo com adversidades, chega ao Brasil em 2024 Foto: Toyota/Divulgação

O modelo está confirmado para ser produzido em Sorocaba (SP) no final de 2024. As denúncias não afetarão a chegada do modelo no mercado brasileiro. Assim que as denúncias foram descobertas, foi feito o comunicado aos órgãos responsáveis.

Logo após, a entrega dos veículos foi suspensa, pois os testes serão refeitos e a venda retomada caso o modelo seja aprovado.