Duas marcas novas acabam de se apresentar ao mercado automotivo brasileiro: Jaecoo e Omoda. Ambas foram lançadas em 2022, e pertencem ao Grupo Chery. No entanto, elas chegam ao mercado brasileiro sem a parceria do Grupo Caoa, que formou a marca Caoa Chery.
O primeiro produto a ser lançado no Brasil é o Omoda 5, ainda importado, mas a ideia é produzir carros por aqui. Até agora, a única informação oficial a respeito do modelo era que o SUV de porte médio-compacto tem as exatas dimensões do Jeep Compass. O modelo chega em meados de 2024 com duas motorizações, uma com sistema híbrido leve e outra 100% elétrica.
O Omoda 5 ainda está em fase de homologação no Brasil, e os executivos não divulgaram detalhes sobre os conjuntos motrizes. O preço de entrada vai ficar abaixo de modelos como o Haval H6 e o BYD Song Plus. Como esses carros usados como referência são híbridos, a expectativa é que a versão de entrada do Omoda 5 (híbrida leve) seja vendida abaixo de R$ 180 mil, mas o 100% elétrico será mais salgado.
Por dentro do Omoda 5
No contato que tivemos com ambas as versões do Omoda 5 ficou evidente a diferença no padrão de acabamento entre elas, sendo o híbrido leve com muito plástico, enquanto o elétrico tem apliques em couro em todo o painel e portas.
Um destaque no interior do Omoda 5 são as telas justapostas, com o quadro de instrumentos digital e o multimídia. O espaço no banco traseiro é bom, assim como o porta-malas, mas ainda não existem números de referência.
Ainda em 2024 a Jaecoo também faz sua estreia no mercado brasileiro com o Jaecoo 7, um SUV médio que chega alguns meses depois do Omoda 5.
A estratégia das marcas Omoda e Jaecoo no Brasil
De acordo com os executivos, as marcas não se sobrepõem, apesar de, aparentemente, a Jaecoo ser mais premium. Já o DNA de design de cada marca é bem distinto. Enquanto os carros da Omoda são mais musculosos e aerodinâmicos, os da Jaecoo são mais sólidos e robustos, com mais potencial para o fora de estrada.
Diferente das demais chinesas que se destacaram em 2023 - BYD e GWM -, Jaecoo e Omoda não trarão ao Brasil apenas veículos eletrificados. As marcas vão dividir concessionárias. De acordo com os executivos, até o fim de 2024 serão 40 pontos de venda espalhados pelo Brasil.
A respeito da produção nacional, não foi divulgada nenhuma informação concreta, como o local onde a fábrica será instalada, nem mesmo quando os veículos começam a ser construídos. Os executivos também não entraram em polêmicas que envolvem a parceria com o Grupo Caoa, como a possibilidade de produzir modelos da Omoda e Jaecoo na fábrica de Jacareí, em São Paulo, que foi desativada pela Caoa Chery.
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