UAI
A cara do dono!

Placa personalizada: saiba como escolher letras e números do seu carro

Escolha pode ser feita mediante pagamento de taxa ao Detran do estado onde o veículo será emplacado; saiba quanto custa

Publicidade
Placas Mercosul voltarão a ter identificação de localidade
Placas Mercosul voltarão a ter identificação de localidade Foto: Internet / Reprodução

Já imaginou poder personalizar as letras e números da placa do seu carro com as suas iniciais ou a data de nascimento de alguém importante? 

Isso já é possível na maior parte dos estados do Brasil e acontece de forma muito simples. Em São Paulo, por exemplo, basta acessar o site poupatempo.gov.br, fazer a reserva da placa desejada e pagar a taxa de escolha no valor de R$ 132,65.


Como funciona a personalização da placa?

Placas escolhidas
Placas personalizadas muitas vezes trazem o nome do dono do carro ou de alguém importante para ele Foto: Internet / Reprodução

Segundo o Detran de São Paulo, a personalização da placa de identificação do veículo pode ser feita de três formas: apenas letras, apenas números ou a placa completa.

Porém, é necessário estar atento para que a escolha do motorista seja feita dentro das opções alfanuméricas disponíveis para o estado onde o carro for emplacado e que não esteja sendo utilizada em outro veículo. Cada estado usa uma faixa específica de combinação de letras e números determinada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Peugeot
Modelos já emplacados não podem alterar a placa por uma personalizada Foto: Euler Junior/EM/D.A Press

Já para os donos de carros usados que desejam uma placa personalizada, a notícia não é tão boa. No caso de veículos já emplacados, não é possível solicitar a troca da placa para escolher letras e números específicos.

Isso acontece, pois, a placa de identificação registrada no primeiro emplacamento deve acompanhar o veículo até a sua baixa definitiva, conforme prevê a norma federal de trânsito.

Para os outros motoristas o processo segue o mesmo de ant

No caso de São Paulo, quem não desejar indicar números e letras personalizados para a placa de identificação poderá continuar escolhendo entre 20 combinações alfanuméricas aleatórias fornecidas pelo sistema do Detran-SP, sem necessidade de pagar taxa extra.

É importante estar atento ao detalhe de que, uma vez iniciado o procedimento de primeiro registro com uma das 20 opções disponibilizadas, não é possível optar pela escolha de placas. O motorista terá de se contentar com a primeira opção escolhida.

Para os outros estados, nos quais não forem disponibilizadas opções para escolha, o motorista dará entrada na documentação e receberá uma placa com letras e números aleatórios para identificar o seu veículo.