UAI
vale os R$ 389 mil?

Aston Martin aquático: carro-lancha volta a viralizar; veja detalhes

Modelo da Seacar Vehigh simula um conversível de luxo da Aston Martin e atinge até 100km/h na água

Publicidade
Aston Martin aquático parece realmente um carro conversível que anda na água
Aston Martin aquático parece realmente um carro conversível que anda na água Foto: Seacar Vehigh / Divulgação

Em maio deste ano, a empresa de embarcações Seacar Vehigh chamou atenção nas redes sociais após a postagem do vídeo de um dos seus modelos Aston Martin transitando no mar. 

O modelo que imita – com muita precisão – a carroceria do conversível manteve a grade, os faróis, para-choques, rodas, pneus, portas, para-brisa e a parte posterior ao cockpit iguais aos do carro de luxo.

Para os interessados, já é possível adquirir o próprio conversível aquático, que custa a partir de R$ 389 mil. Apesar de ser alto, o valor é bastante competitivo se pensarmos no segmento de veículos aquáticos como um todo e no entretenimento de ter um conversível que "anda" na água.  

Os carros-lanchas são modelos anfíbios?

Aston Martin aquático
Modelos não são carros de verdade, mas sim lanchas "fantasiadas" Foto: Seacar Vehigh / Divulgação

Na verdade, não! A única semelhança entre o Aston Martin aquático e o veículo de luxo terrestre é o design da carroceria. No restante, os modelos da Seacar Vehigh são lanchas comuns. Portanto, não podem ser considerados anfíbios, já que não transitam em terra firme.

Segundo a marca, o grande diferencial destes modelos, além do design inusitado, é o desempenho. O veículo aquático conversível traz um motor hidrojato de 355cv e atinge até 100 km/h sobre a água, de acordo com a Seacar Vehigh.

Além disso, na velocidade de cruzeiro, que é de 64km/h, a versão Maestry tem autonomia de até seis horas de navegação, com um tanque de 55 litros de gasolina.

Modelo pode ser usado em mares e rios

Aston Martin aquático
Aston Martin aquático funciona tanto em água doce quanto salgada Foto: Seacar Vehigh / Divulgação

Segundo o diretor da Seacar Company e idealizador do projeto dos Aston Martin aquáticos, Nilton Goes, o carro-lancha conversível foi testado em diferentes condições e se mostrou capaz de navegar tanto em água doce quanto na salgada.

“Durante a fase de testes, entre Itajaí e Balneário Camboriú, enfrentamos todo tipo de água, inclusive mar mexido, e o barco se mostrou bastante estável”, garante Goes.

Basta ter CNH para pilotar o Aston Martin aquático?

Infelizmente, ter apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não serve como habilitação para pilotar o carro-lancha. Por isso, para guiar o Aston Martin da Seacar Vehigh é necessária a expedição da Carteira de Habilitação do Amador (CHA).