Natal, Réveillon e confraternizações de fim de ano são momentos complicados para os motoristas que gostam de cerveja, mas precisam abrir mão da bebida por causa da direção. Nessa situação, as conhecidas cervejas sem álcool surgem como uma boa opção para evitar a combinação perigosa sem abrir mão da gelada.
A questão é que, segundo o Inmetro, cervejas com até 0,5% de álcool podem ser consideradas sem álcool. Ou seja, ser zero não significa ser 100% livre de álcool, e se o motorista consumir mais que a margem de segurança poderá enfrentar problemas no teste do bafômetro.
Afinal, quantas cervejas sem álcool é seguro consumir?
Para garantir que a cerveja com baixo teor alcoólico não acuse no teste do bafômetro é preciso ficar atento a dose ingerida.
Segundo teste do Inmetro, realizado com homens e mulheres de diferentes idades e perfis variados em relação ao consumo de álcool, o resultado da ingestão de até 700ml de cerveja sem álcool não causou variação no teste, permanecendo 0,0mg/l em todos os sopros.
Ou seja, se você não quer correr nenhum risco, a dose segura são apenas duas latinhas ou duas garrafas de até 350ml.
Caso ultrapasse essa quantidade, pode ser que haja alteração no teor alcoólico presente no sangue e no ar alveolar. Com isso, se o nível de álcool no sangue ultrapassar 0,06% ou 0,3mg/l no ar expelido, o bafômetro dará positivo e o motorista será punido por infração gravíssima.
As consequências disso são reclusão de seis meses a três anos, multa com fator multiplicador de 10 vezes, totalizando R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. No caso de reincidência da infração, no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, chegando a R$ 5.869,40 e a CNH será cassada.
Qual a porcentagem de álcool nas cervejas zero do Brasil?
O mercado brasileiro, hoje, conta com seis principais opções de cervejas rotuladas como zero álcool e para que você não seja surpreendido pelo teste do bafômetro positivo, confira quais são as porcentagens de álcool em cada uma delas:
Itaipava
Para garantir a veracidade da informação, entramos em contato com a assessoria do Grupo Petrópolis, responsável pela produção da Itaipava 0,0%. Como resposta, a assessora afirma que a cerveja não traz nenhuma porcentagem de álcool, assim como consta no rótulo, sendo verdadeiramente não alcoólica.
Heineken
Já o grupo da "verdinha" também retornou o nosso contato, mas a resposta não foi a esperada. A cerveja zero que já serviu até para garantir a gratuidade em pedágios nas estradas brasileiras traz uma ligeira porcentagem de álcool que, na teoria, é inofensiva.
O problema é que, se multiplicarmos os 0,03% de álcool presente na Heineken 0.0 por várias latinhas ou garrafas, a porcentagem pode ser maior que a tolerância e você pode ser pego no teste do bafômetro.
Budweiser, Brahma, Corona e Estrella Galícia
As três marcas pertencente ao grupo AMBEV e a Estrella Galícia até a data de publicação da matéria não retornaram nosso contato.
Apesar disso, foi possível conferir no site de cada uma delas – exceto da Budweiser – a porcentagem alcoólica contidas nas suas versões zero.
Brahma 0,0%
Descrita com teor alcoólico de 0,00%, a Brahma 0,0% é uma verdadeira opção de cerveja totalmente sem álcool que poder ser consumida pelos motoristas da rodada sem culpa.
Corona Cero
Diferente da Brahma 0,0%, a Corona Cero não traz o número completo do teor alcoólico, podendo conter um valor próximo de zero, mas não 100% livre de álcool.
Portanto, é preciso não ultrapassar a dose de segurança de 700ml para garantir o teste do bafômetro negativo.
Estrella Galicia
Assim como a Corona, a Estrella Galícia também não traz os três dígitos do teor alcoólico. Com isso, não é possível checar se a cerveja espanhola é realmente livre de álcool na sua composição ou se traz um baixa porcentagem. Logo, não vale arriscar!
Portanto, as melhores opções para beber, o quanto quiser neste Réveillon e dirigir sem preocupação são a Brahma 0,0% e a Itaipava 0,0%.
- Acompanhe o VRUM no Dailymotion também!