O chefe de design da Volkswagen, Andreas Mindt, confirmou por meio de seu perfil no Instagram que a montadora alemã tem planos para o retorno do Golf GTI a partir de 2026. A grande novidade do modelo é que será elétrico e deverá ser baseado no hatch compacto ID. 2.
Para confirmar a hipótese, o designer publicou um desenho do Golf GTI de 1975, primeira geração do modelo, ao lado de um outro Volkswagen com design moderno e afirmou na legenda: "Em 2026, apresentaremos uma versão elétrica deste modelo icônico".
O que já sabemos sobre o futuro Golf GTI elétrico?
Pela postagem, que faz referência ao Golf GTI de primeira geração, é possível perceber que a Volkswagen está enfatizando as semelhanças de tamanho entre o clássico modelo e seu novo compacto elétrico.
Apesar disso, o conceito ID.GTI, mostrado há alguns meses pela marca, poderá ser a grande inspiração para o design do novo carro elétrico da Volkswagen.
No mais, não se sabe ainda quais serão os números da ficha técnica do novo Golf GTI. Porém, é de se esperar que o novo hatch elétrico ofereça mais que os 231cv do ID. 2 padrão.
Outro detalhe que já permite especulação é o preço. Com a Volkswagen trabalhando para fazer com que seu ID. 2 básico custe menos do que 25 mil euros (aproximadamente R$ 134 mil na cotação atual), espera-se que o novo GTI não seja absurdamente caro, levando em conta o mercado europeu.
Já para o Brasil ainda não há detalhes sobre a chegada do VW Golf elétrico, mas, ao que tudo indica, teremos que aguardar um pouco mais pelo retorno do hatch em sua nova versão.
Design do ID.GTI deve inspirar o visual do novo Golf elétrico
Revelado pela Volkswagen há alguns meses, o conceito ID.GTI deu as caras com uma pegada esportiva. O modelo conta com uma ampla grade no para-choque dianteiro com desenho hexagonal, saias laterais, faróis e lanternas conectados e aerofólio.
Já na traseira, o Golf GTI elétrico traz duas molduras simulando as saídas de escape no para-choque e o nome GTI centralizado na tampa do porta-malas.
No interior, os destaques do modelo são as telas do painel de instrumentos de 10,9 polegadas e da central multimídia de 12,9 polegadas, além do acabamento com detalhes em vermelho, o botão de seleção de modo de condução e a iluminação de portas em LED.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!