Marca chinesa de smartphones Xiaomi revelou seu primeiro carro elétrico de forma oficial. Após 3 anos do anúncio dos planos de lançar seu veículo elétrico, Lei Jun, fundador e CEO da empresa, revelou detalhes sobre o veículo, o Xiaomi SU7.
O mercado de carros elétricos na China está crescendo e, vendo isso, a marca de tecnologia Xiaomi decidiu investir pesado. De acordo com seu CEO, a empresa investirá 10 bilhões de yuans – aproximadamente R$ 6,9 bilhões de reais – na produção de veículos.
"O objetivo é nos tornarmos um dos cinco maiores fabricantes do mundo após 15 a 20 anos de duro esforço"
por Lei Jun, fundador e CEO da Xiaomi
Duas versões anunciadas
O SU7 terá duas versões, sendo a de entrada e a de topo de linha, SU7 Max. Sua versão de entrada virá equipada com motor elétrico de 220kW, com 300cv de potência e 40,8kgfm de torque, proporcionando aceleração de 0 a 100km/h em 5,8 segundos.
Já o modelo de topo de linha será equipado com tração integral e 645cv de potência e 85,5kgfm de torque. Isso faz com que o veículo saia da inércia e chegue aos 100km/h em 2,7 segundos, com máxima de 265km/h.
O SU7 de entrada terá bateria com capacidade de 73,6kWh, que proporcionará alcance de 668 quilômetros pelo ciclo CLTC. Já o SU7 de topo de linha tem bateria de 101kWh, entregando uma autonomia de 800 quilômetros pelo padrão CLTC.
Além disso, a versão topo de linha tem recarga ultrarrápida em DC, o que faz com que o modelo recupere 220 quilômetros de alcance em apenas 5 minutos de recarga.
O modelo elétrico da Xiaomi terá 4,99 metros de comprimento, 1,96m de largura, 1,45m de altura e 3,0m de distância entre-eixos. Já seu porta-malas tem capacidade de 517 litros.
Tecnologia dos celulares no carro
A Xiaomi revelou também que o SU7 utilizará o sistema HyperOS, o mesmo que é usado nos smartphones da marca. O HyperOS permite o emparelhamento do smartphone da marca no painel central de 16 polegadas, que pode ser dividido em três janelas.
Além disso, o modelo utilizará o Snapdragon 8295, desenvolvido especialmente para veículos.
Junto ao painel central, há também um quadro de instrumentos de sete polegadas e duas telas para os passageiros.
O SU7 também traz sistema de condução automatizada (ADAS) Xiaomi Pilot que conta com um Lidar, radares de onda de 3mm, 11 câmeras HD e 12 radares ultrassônicos.
Os preços das duas versões ainda não foram revelados pela empresa chinesa. O sedan elétrico terá sua produção em série iniciada no primeiro semestre de 2024.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!