A Toyota anunciou, na última semana, um recall global de mais de 1,1 milhão de automóveis. O motivo da manutenção está relacionado a possíveis falhas nos airbags de nove modelos da marca, produzidos de 2020 a 2022.
Após investigação, a montadora identificou que os modelos Toyota Avalon, Camry, Corolla, Highlander, RAV4 e Sienna Hybrid, e os Lexus ES250, ES300H e RX350 apresentaram possibilidade de curto-circuito no Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS), impedindo a identificação do passageiro que está no banco.
Qual o impacto da falha no Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS)?
O defeito no Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS) pode afetar a calibração do airbag do banco do passageiro dianteiro. Com isso, em caso de colisão, a bolsa de ar pode inflar com uma carga maior ou menor que a necessária para o proteger o passageiro do banco dianteiro, causando lesões.
Em ambos os casos, o risco de ocorrer uma fatalidade é alto. Isso porque, se o airbag inflar menos que o necessário oferecerá pouco suporte para adultos, aumentando impacto contra as estruturas do carro. E se tiver carga em excesso, poderá machucar passageiros mais frágeis, como crianças.
Felizmente, segundo a montadora, até o momento nenhum acidente com os airbags foi registrado. De qualquer forma, não vale a pena arriscar.
O que será feito para sanar o problema do recall?
Nos nove modelos da Toyota convocados para recall, o banco do passageiro direito será substituído por um novo que não apresenta defeito no Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS). Com isso, a montadora garante o pleno funcionamento do OCS e dos airbags na proteção dos ocupantes.
Para fazer a manutenção é bastante simples. Segundo a Toyota, basta que os proprietários levem os seus veículos até uma concessionária Toyota e solicitem o serviço. O modelo passará por uma inspeção e na sequência o componente citado será substituído.
Para os brasileiros, a notícia é boa. Segundo a Toyota do Brasil, os modelos Corolla e RAV4 nacionais não estão na lista de veículos convocados para o recall e não precisarão passar por manutenção.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!