UAI
Vrum de verão

Férias: o que você deve conferir no seu carro antes de pegar estrada

Mesmo após a revisão de férias é fundamental conferir alguns itens do seu carro antes de pegar estrada; saiba como fazer isso em casa

Publicidade
Motorista pode conferir em casa níveis de óleo, água, pneus, palhetas e muito mais
Motorista pode conferir em casa níveis de óleo, água, pneus, palhetas e muito mais Foto: Internet / Reprodução

Você já sabe que, antes de pegar estrada nas férias, é muito importante levar o seu carro para fazer uma checagem geral, caso não tenha feito as revisões programadas. Porém, não são todos os componentes do seu veículo que precisam ser revisados em uma oficina mecânica.

Por isso, listamos quais são as checagens que você pode fazer em casa para garantir uma viagem segura e sem perrengues nas férias. Confira a seguir:

Manter o carro limpo

A
Faróis sujos têm menor alcance e prejudicam a visibilidade Foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press

O primeiro passo é simples, mas muito importante. Manter o interior do carro, os faróis e os vidros limpos, além de tornar a viagem mais agradável, garante melhor visibilidade da estrada para o motorista.

Logo, com uma visão mais clara, graças aos vidros limpos e o maior alcance dos faróis, o condutor dirige com mais tranquilidade até o seu destino final, garantindo uma viagem mais segura e menos desgastante.

Conferir o estado das palhetas e o nível de água do limpador de para-brisa

A
Palhetas em bom estado de conservação são fundamentais para a visibilidade do motorista Foto: Marlos Ney Vidal/EM / D.A Press

Falando de limpeza, não dá para esquecer de um dos componentes fundamentais para uma viagem segura: as palhetas do limpador do para-brisa.

Quando estão envelhecidas, as borrachas tendem a ficar ressecadas e, com isso, além de ficarem barulhentas, perdem parte da sua função, deixando rastros de água no vidro e atrapalhando a visibilidade do motorista. Além disso, quando estão ressecadas, as palhetas podem arranhar os vidros, causando danos ao para-brisa do seu veículo.

 

Reservatório limpador de para-brisa colocando água
Manter o reservatório cheio evita arranhões na hora de limpar os vidros Foto: Internet / Reprodução

Outro ponto fundamental é checar o nível de água do reservatório do limpador. Caso esteja abaixo do mínimo, o motorista deve completar, garantindo uma limpeza efetiva dos vidros durante a sua viagem.

Lembrando que só a água já cumpre a função, mas, caso o condutor deseje, é possível incluir no reservatório shampoos específicos que podem otimizar a limpeza dos vidros do carro.

Nível de óleo e de líquido de arrefecimento do motor 

Troca de óleo mão segurando frasco branco de lubrificante derramando no motor
Antes de o óleo ser inserido no motor, verifique as informações na embalagem do lubrificante Foto: Antes de o óleo ser inserido no motor, verifique as informações na embalagem do lubrificante

Após a revisão na oficina, na qual o mecânico averiguará a qualidade do óleo do motor, é necessário também verificar o seu nível. Esse procedimento é simples e pode ser feito muito facilmente pelo motorista.

Com o carro frio e estacionado em local plano, basta abrir o capô e procurar pela vareta de nível – que normalmente é uma "orelhinha" amarela no motor. Ao retirá-la, o motorista deve limpar o medidor e retorná-lo ao fundo do recipiente.

Ao realizar a segunda retirada, com a vareta na vertical, o condutor poderá então conferir o nível do óleo no medidor de máximo e mínimo localizado na ponta da vareta. 

a0610fd8 eve38ag
Nível do óleo não deve apresentar grandes variações Foto: Nível do óleo não deve apresentar grandes variações

O ideal é que o óleo esteja na altura da linha superior ou mais perto possível dela. Caso esteja abaixo, o motorista deve procurar uma oficina para verificar se não há nenhum tipo de vazamento no sistema e então realizar a troca de óleo. 

Porém, caso esteja em alguma situação em que não tem acesso à uma oficina mecânica, o motorista deve completar o óleo do motor, lembrando de seguir as mesmas especificações do lubrificante já presente no motor.

Galão com água sendo despejado no sistema de arrefecimento do motor
Água não é ideal, mas pode ser utilizada como fluido de arrefecimento em caso de emergência Foto: Internet / Reprodução

Já o fluido de arrefecimento serve para manter a temperatura ideal do motor do seu veículo, garantindo que ele não superaqueça e te deixe na mão na estrada. Para conferir o nível deste fluido, o processo é muito parecido com o do óleo.

Com o carro também frio e parado em um local plano, o motorista deve checar a quantidade de líquido na marcação de mínimo e máximo do recipiente, que é transparente e fica no cofre do motor. Se estiver abaixo do necessário, o motorista deve preencher com o etilenoglicol (à venda em postos de abastecimento) e, quando tiver acesso a uma oficina é aconselhável checar o motivo da redução. 

Caso não tenha acesso ao líquido, mesmo não sendo o ideal, o motorista pode completar com água limpa em caso de emergência, evitando danos graves ao motor do seu veículo. 

Checar o estado dos pneus e calibragem

As ranhuras do pneu são essenciais para evitar aquaplanagem na pista e nas estradas
Os sulcos dos pneus são essenciais para evitar aquaplanagem na pista e nas estradas Foto: Internet / Reprodução

Uma das coisas mais importantes a se checar antes de viajar é a situação dos pneus do seu carro. Mais que só balancear e alinhar o veículo na revisão, é necessário que os pneus estejam calibrados e em bom estado de conservação para evitar acidentes.

Lembrando que, com as bagagens no porta-malas, o carro fica mais pesado e a calibragem dos pneus será diferente. Para conferir a quantidade ideal de libras, basta checar os adesivos informativos que podem estar presentes na porta do motorista, na tampa do tanque de combustível ou no manual do fabricante.

Pneu murcho
Pneus são peças fundamentais para o bom funcionamento do veículo, logo precisam estar em bom estado Foto: Creative Commons / Reprodução

Além disso, é importante que ao realizar a calibragem dos pneus você lembre também de conferir o estepe do carro. Porém, neste caso específico, a calibragem deve ser um pouco mais alta, garantindo que, mesmo sem o uso contínuo, ele esteja cheio quando você precisar.

Essa checagem dos pneus antes de viajar é fundamental para sua segurança e conforto. Pneus vazios deixam a direção mais pesada, se desgastam de forma irregular e aumentam o consumo de combustível do seu carro, tornando seu passeio mais caro e cansativo.

Verifique as lâmpadas do seu veículo 

ram 1500 limited modelo 2023 2024 vermelha detalhe farol full led e grade estatica
Estar com os faróis em pleno estado de funcionamento evita multas e torna sua viagem mais segura Foto: Ram /Divulgação

Outra atitude simples, mas que faz toda a diferença na sua viagem, é conferir as luzes do veículo.

Por isso, antes de viajar, verifique se os faróis alto, baixo e de neblina estão com todas as lâmpadas funcionando. Além disso, não se esqueça de conferir as setas, luzes de freio, de ré e de neblina.

Assim, você garante uma boa visibilidade na estrada e também a sinalização adequada para os outros motoristas e pedestres, evitando acidentes e multas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com os faróis queimados é uma infração média, gerando multa de R$130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Conferir os itens de segurança antes de pegar estrada

20170422133044290540e
Antes de viajar confira se os itens de segurança estão em seus devidos lugares e funcionando Foto: Internet / Reprodução

Por fim, para fechar a lista do que conferir em casa antes de viajar, é preciso considerar também os itens de segurança do carro.

Antes de cair no trecho, verifique se o macaco hidráulico, a chave de roda e o triângulo estão em boas condições de uso e se encontram em seus devidos lugares. Além disso, caso o seu veículo seja equipado com estepe, verifique se ele está no lugar e devidamente calibrado.

Caso seu carro não seja equipado com pneu reserva, confira se o seu kit reparo está dentro do veículo e se está completo. Além disso, não se esqueça de itens como lanternas, panos, estopas e outras ferramentas que podem auxiliar a resolver problemas durante a viagem.

Agora, com todas as conferências feitas, basta carregar o carro com as malas, juntar a família e cair na estrada!