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Segurança: confira os itens que passam a ser obrigatórios em 2024

Mas, fique de olho: estoque de 2023 ainda pode ser vendido sem esses itens. Confira o que exigir dos venddores

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Botão do controle eletrônico de estabilidade
Botão do controle eletrônico de estabilidade Foto: Honda/Divulgação

Com a chegada de 2024, todos os carros vendidos no Brasil (nacionais ou importados) precisam ter novos itens de segurança obrigatórios. O principal deles é o controle eletrônico de estabilidade (ESC), um verdadeiro anjo da guarda, além luzes de rodagem diurna (DRL) e outros.

Esses equipamentos deveriam ter se tornado obrigatórios em 2022, mas, devido a reflexos da pandemia da Covid-19, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) pediu seu adiamento para 2024. Mas, fique de olho, já que os estoques de 2023 ainda estão no mercado. Então, se você não puder esperar pelas unidades 2024, peça um bom desconto.

Mas, como atua cada um desses novos itens obrigatórios de segurança?

Controle eletrônico de estabilidade (ESC)

O controle de estabilidade é capaz de identificar que o carro não está sob o controle do motorista. Ele usa como parâmetro principalmente o esterçamento do volante. Por exemplo, se o motorista está virando o volante para a esquerda e o carro está 'saindo' para a direita, o sistema vai atuar. Isso pode acontecer ao entrar mais rápido que se deveria em uma curva, ou ao desviar repentinamente de um obstáculo.

Mas, como o controle de estabilidade traz novamente o veículo ao controle do motorista? Uma central eletrônica calcula qual deve ser a rota correta e, para voltar o veículo para os 'trilhos', corta a aceleração do motor e aciona individualmente os freios em uma ou mais rodas. Essa frenagem é capaz de devolver o veículo ao caminho correto, sendo classificado como sistema ativo de segurança, ou seja, aquele capaz de evitar um acidente, e não apenas mitigar seus efeitos.

Luzes de rodagem diurna (DRL)

As luzes de rodagem diurna são mais intensas que o farolete, chamando mais a atenção para o veículo durante o dia. A ideia é ter uma sinalização que fique ligada de forma permanente, não dependendo de ser acionada pelo motorista. O DRL não precisa, necessariamente ser em LED, podendo também funcionar a partir de lâmpadas convencionais (halógenas).

Quem tem luzes de rodagem diurna no carro não precisa se preocupar se a estrada em que está rodando requer o uso de faróis durante o dia, já que ela é ligada automaticamente junto com o motor. Mas, atenção: as DRL não substituem os faróis durante a noite. Ainda no quesito iluminação, passam a ser obrigatórios luzes repetidoras laterais (nos retrovisores ou para-lamas) e sinalização de frenagem de emergência (que pisca as lanternas quando o freio é acionado abruptamente, para sinalizar aos veículos que trafegam atrás).

Impacto lateral

A partir de 2024 passam a vigorar novos requisitos de proteção aos ocupantes de veículos em casos de impacto lateral contra barreira deformável e em casos de impacto lateral em poste. Assim, teste de impacto lateral passam a ser obrigatórios para a homologação de qualquer projeto novo, o que deve levar à maior adoção de airbags laterais e de cortina.

Alerta de não afivelamento de cintos de segurança

Sensores indicam que algum ocupante não afivelou o cinto de segurança e emitem alerta sonoro e/ou visual.