Lançado em 2020, o Volkswagen Nivus está na fila para receber sua primeira reestilização no Brasil. Segundo fontes da Auto Esporte, os primeiros protótipos desse facelift foram montados no apagar das luzes de 2023, o que indicaria que a renovação está próxima.
No entanto, a Volkswagen está atrasada quanto às reestilizações. O próprio T-Cross, lançado em 2019, ainda não ganhou seu facelift de meia-vida, renovação que será realizada ao longo desse ano. Por esse motivo, acredita-se que a reestilização do Nivus possa ficar para 2025.
Como será o Volkswagen Nivus reestilizado?
Os protótipos que foram montados começam a rodar em testes de rua com bastante camuflagem, o que deve esconder as mudanças que a carroceria vai ganhar. Mas, essa renovação visual será muito sutil, inspirada na evolução que o Taigo (versão europeia do Volkswagen Nivus) ganhou recentemente.
Desta forma, não espere por faróis e lanternas com novos desenhos. Esses componentes manterão seu formato atual e devem ganhar um novo arranjo interno. A grade pode ganhar um novo 'fundo', e agregar um filete iluminado encontrando a logomarca VW ao centro (como no Taos).
A Auto Esporte chegou a imaginar o Nivus com faróis em LED com tecnologia matrix IQ Light para a nova versão de topo Exclusive. Na traseira, as lanternas também seriam interligadas por uma barra luminosa horizontal, como é no Taigo. Por fim, para-choques e conjuntos de roda devem ganhar novo desenho.
O interior deve receber novo volante (com comandos capacitivos), central multimídia flutuante, mantendo as opções de quadro de instrumentos digital com 8 ou 10 polegadas.
Nivus Sense e GTS
Todos os protótipos do Volkswagen Nivus que estão prestes a ganhar as ruas têm a tradicional motorização 200 TSI (1.0 turbo), com até 128cv de potência e 20,4kgfm de torque. Isso arrefece a possibilidade da chegada de duas versões, uma mais animada e outra entorpecida.
É que o visual de SUV cupê do Nivus iria bem com uma motorização e acessórios mais 'apimentados', como uma versão GTS equipada com o motor 1.4 turbo da marca, com até 150cv e 25,5kgfm. Agora a chegada desse pacote fica sendo aguardado para quando o motor 1.5 turbo que vai substituir o velho 250 TSI chegar ao Brasil.
No outro extremo, uma nova versão de entrada Sense poderia usar o motor 170 TSI, o 1.0 turbo anestesiado, com até 116cv e 16,8kgfm, esse com câmbio manual.
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