UAI
Tragédia em SC

BMW diz que desconhece vazamento de gases em veículo original

BMW 320i em que os 4 jovens morreram teve o escapamento modificado para obter um ronco esportivo. Perícia encontrou fresta do sistema no cofre do motor

Publicidade
Modelo era ano 2022 e passou por uma modificação
Modelo era ano 2022 e passou por uma modificação Foto: Redes sociais/Reprodução

A BMW lamentou a morte de quatro jovens dentro de um modelo 320i na madrugada do dia 1º de janeiro em Balneário Camboriú (SC). A causa da morte teria sido uma intoxicação por monóxido de carbono, expelido pelo próprio veículo. O fabricante esclareceu que não tem conhecimento de casos similares envolvendo o modelo BMW 320i original de fábrica.

O esclarecimento se fez necessário porque as investigações sobre o caso dos quatro jovens que morreram dentro de uma BMW 320i em Camboriú indicam que o veículo passou por modificações que retiraram sua originalidade. De acordo com a Polícia Civil, o veículo ano 2022 teve o sistema de escapamento modificado para obter um ronco mais esportivo.

Escapamento da BMW 320i foi modificado

O laudo final da perícia não foi concluído, mas os investigadores encontraram uma fresta no sistema de escape da BMW 320i em que os jovens estavam em Camboriú:

"O cano de escape sai do motor e corre por debaixo do veículo e sai na parte traseira. Essa conexão do cano está rompida, na verdade não é uma perfuração, mas um deslocamento. Então, ao invés de sair o monóxido de carbono lá atrás do veículo, grande parte ficava dentro do capô, solto. E o ar-condicionado jogava para dentro do veículo", disse o delegado Bruno Effori à afiliada da Rede Globo em Santa Catarina.

O monóxido de carbono é um gás incolor e inodoro, o que dificulta a percepção pelas pessoas que estão expostas a ele. Em alta concentração, a exposição ao gás pode matar por asfixia em poucos minutos, já que suas moléculas dificultam a circulação de oxigênio no sangue pelo organismo. As pessoas expostas a esse gás primeiro perdem a consciência e depois morrem. Os sintomas da exposição ao monóxido de carbono são dor de cabeça, náusea, confusão mental e até convulsões.

Sobre o caso

No dia 1º de janeiro, quatro jovens foram encontrados sem vida dentro de uma BMW 320i na rodoviária de Balneário Camboriú (SC). O grupo voltava de uma comemoração de ano novo e foi buscar a namorada de um integrante, para então seguir para Florianópolis. Ela relatou que, quando chegou de viagem na rodoviária, as vítimas estavam passando mal, com náusea, tontura, tremedeira. Eles optaram por ficar dentro do carro até que melhorassem.

De acordo com a investigação, esses jovens ficaram 4 horas dentro da BMW 320i, com o ar-condicionado ligado. A jovem que chegou de viagem ficou fora do carro a maior parte do tempo e foi ela que encontrou os amigos desacordados e chamou o Samu. Ao chegar ao local, os socorristas encontraram todos os jovens com parada cardiorrespiratória, tentaram reanima-los, mas já era tarde.