A Coradir, marca argentina que vende de carro elétrico a aspirador de pó, já recebe reservas do novo modelo Chiki (derivado de "chiquitito", que significa "pequeno" em espanhol), um subcompacto elétrico. O melhor de tudo é o preço: 7.900 dólares (o que equivale a cerca de R$ 38.500 pela conversão direta). É praticamente metade do preço de um carro de entrada convencional no Brasil.
O Chiki, como os demais modelo da Coradir, é um carro elétrico pensado para a cidade, ou seja, com desempenho e autonomia limitados. O motor elétrico produz 2,7cv de potência, o que, de acordo com o fabricante, produz uma velocidade máxima de 45km/h. Já o alcance de 70 quilômetros é alcançado mantendo o veículo na casa dos 25km/h.
A recarga é feita em uma tomada de 220 volts convencional, com duração entre 6 e 8 horas. A bateria admite recarga parcial. De acordo com a Coradir, a tecnologia do Chiki é 100% argentina.
O Chiki em detalhes
O Chiki tem um visual racional, e está longe de ser bonito. A carroceria tem dois volumes, o do motor e o dos passageiros. O subcompacto cabe em qualquer lugar, medindo 2,50 metros de comprimento, 1,20m de largura e 1,63m de altura. Entre os destaques na carroceria estão o teto solar, faróis escurecidos em LED, as rodas em liga de 12 polegadas e lanterna inteiriça.
A disposição dos passageiros no Chiki lembra a do Renault Twizy, ou seja, eles ficam em linha. Por esse motivo, a Coradir compara a experiência com a de uma motocicleta, mas com a vantagem de não ter sido feito para cair e não deixar os ocupantes expostos à chuva, ao vento e ao sol.
Entre os equipamentos de série, som com Bluetooth, câmera de ré, vidros elétricos, trava elétrica central, quadro de instrumentos digital com tela tátil, alarme e aquecimento. Já o ar-condicionado é opcional.
A linha de carros elétricos da Coradir
Além do recente Chiki, a Coradir tem outros dois modelos. O Tito, é um subcompacto elétrico com 2,83m de comprimento, mas que carrega até quatro pessoas. Seu visual é mais carismático e existem versões de duas ou quatro portas. Já o Tita é uma variante comercial do subcompacto elétrico, uma espécie de picape vendida com cabine simples e caçamba aberta ou cabine dupla com caçamba fechada.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!