UAI
Atenção!

Recall: Jeeps de 2014 a 2020 precisarão de manutenção; confira modelos

Manutenção sanará problemas de perda de potência do motor; saiba se seu carro terá de ser submetido ao recall

Publicidade
Jeep Grand Cherokee ainda não tem data para realização dos reparos
Jeep Grand Cherokee ainda não tem data para realização dos reparos Foto: Jeep / Divulgação

O grupo Stellantis anunciou um recall para os proprietários de Jeep Grand Cherokee, modelos 2014, 2015, 2018 e 2020. O motivo da convocação diz respeito a uma manutenção preventiva em componentes do motor dos veículos.

Segundo a FCA Fiat Chrysler do Brasil, os SUVs de grande porte têm possibilidade de perda de potência do motor devido ao desprendimento do material magnético da polia, que informa para a central eletrônica a posição da árvore de manivelas, ou eixo virabrequim.

Jeep Grand Cherokee modelo 2014 a diesel cinza de frente em movimento no asfalto
Jeep Grand Cherokee 2014 também está no recall convocado pela marca Foto: Chrysler/Divulgação

Qual impacto do defeito para os veículos?

 

Fazer as manutenções preventivas evita a revisão de férias
A manutenção por recall é gratuita e obrigatória Foto: Internet / Reprodução

De acordo com o comunicado do grupo Stellantis, "Foi identificado que a eventual perda de potência do motor, com o veículo em movimento, poderá potencializar a ocorrência de acidentes com danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros".

Para que isso não aconteça, a montadora afirma estar desenvolvendo uma solução técnica para o problema e que, assim que ela esteja disponível, os consumidores serão comunicados para realizarem o agendamento gratuito do reparo em uma das concessionárias da rede Jeep de todo o país.

Porém, para aqueles motoristas que desejarem já checar a situação dos seus veículos, os chassis dos Jeeps Grand Cherokee envolvidos no recall são os de final EC270484 à LC318396, produzidos no período de 27 de setembro de 2013 a 5 de março de 2020.

Para obter mais informações, a marca pede aos clientes que entrem em contato com a Central de Serviços ao Cliente (SAC) Jeep pelo telefone 0800 703 7150 ou consultem o site www.jeep.com.br. Além disso, a Jeep atenderá os proprietários no WhatsApp do número (31) 2123 4000.

O que pode acontecer com quem não atender ao recall?

Blitz de polícia
Não comparecer ao recall é uma infração gravíssima Foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press. Brasil.

Além de estar em situação de risco, o motorista que não atender ao recall também estará em desacordo com a lei de trânsito. 

Desde abril do ano passado, a falta de comparecimento ao recall é uma infração gravíssima que impede o licenciamento do veículo e também a sua transferência de propriedade.

Com isso, o proprietário que não comparecer na concessionária para realizar a manutenção estará com os documentos irregulares, não poderá passar seu automóvel para um comprador e, caso seja abordado por uma autoridade de trânsito poderá ser autuado sob pena de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

E, para piorar a situação dos donos de carros com alerta de recall, o mesmo poderá ser retido pela autoridade policial até que a situação seja regularizada. Não vale a pena arriscar, né?.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, dicas, testes e muito mais