Participante da CES 2024, importante feira mundial de eletrônicos e tecnologias, a Volkswagen apresentou ao público uma novidade para seus próximos lançamentos. A alemã promete trazer, a partir do segundo trimestre de 2024, veículos com integração entre o ChatGPT e o assistente de voz.
Tendo como base o Cerence Chat Pro, a Volkswagen será a primeira fabricante de alto volume a oferecer o Chat GPT como item de série de seus veículos. De acordo com a marca, os primeiros modelos que trarão o recurso serão a família ID – ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7 –, o Tiguan, Passat e o novo Golf GTI 2025.
Como funcionará o ChatGPT para carros da Volkswagen?
De acordo com a montadora alemã, num futuro próximo, "os clientes terão acesso contínuo ao banco de dados de Inteligência Artificial (IA), em constante crescimento em todos os modelos Volkswagen equipados com o assistente de voz 'IDA', e terão os conteúdos pesquisados lidos para eles enquanto dirigem".
Além disso, a integração do ChatGPT ao assistente de voz da Volkswagen permite ao motorista controlar os sistemas de informação e entretenimento, navegação e ar-condicionado, apenas pela voz, além de ter boa parte das suas perguntas respondidas.
Segundo a marca, a IA ainda pode fornecer informações adicionais em resposta às perguntas dos passageiros, permitindo "enriquecer conversas, esclarecer dúvidas, interagir em linguagem intuitiva, receber informações específicas sobre o veículo e muito mais", afirma.
Como funciona a ativação do ChatGPT da Volkswagen?
Ao que tudo indica, o processo será muito simples. Basta dizer Hello IDA – Olá IDA – ou pressionar o botão do assistente de voz no volante. Logo, não há necessidade de criar uma nova conta, instalar um novo aplicativo ou ativar o ChatGPT manualmente.
Com a ativação do comando, o sistema automaticamente verifica a função do veículo a ser executada, o destino a ser procurado ou a temperatura desejada pelo motorista. Caso o pedido não possa ser respondido pelo sistema da Volkswagen, o comando será encaminhado para a IA que responderá a demanda.
Já no que diz respeito à privacidade dos clientes, a montadora afirma que o ChatGPT não tem acesso a qualquer dado do veículo. Portanto, "perguntas e respostas são deletadas imediatamente para garantir o nível máximo de proteção de dados".
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, dicas e testes!