O cardápio do varejo de automóveis é imenso. Inúmeras marcas, tipos de carrocerias, motores e modelos. Cada um com seu atributo e suas limitações. SUVs são práticos, com sua suspensão elevada e boa visibilidade. O sedã é consagrado pelo espaço interno e conforto. E o esportivo é aquele carro que te chama para pegar estrada.
Combinar tudo isso é complicado. Mas a Ford fez. E fez com a carroceria com a qual ela é simplesmente a maior referência do planeta: uma picape. A Maverick é a combinação do melhor de todos os mundos.
Picape sob medida
Ela agrega muito espaço interno, como um sedã, tem acerto de suspensão que permite trafegar em qualquer terreno com um SUV, além de ser uma das picapes mais esportivas do mercado, com seu motor EcoBoost 2.0 de 253 cv e 38,7 kgfm de torque, combinado com transmissão automática e tração integral. E o melhor, tem uma caçamba.
As picapes estão em alta no Brasil e no restante do mundo. A cada dia surgem novas propostas, com medidas variadas, motores e conceitos de arquitetura. Mas não basta ter uma caçamba para se ter uma picape de verdade. E quando o assunto é picape a Ford sabe o que faz.
Afinal, ela é a maior fabricante desse segmento no mundo e oferece soluções em todas as medidas. Sua carga útil de 617 kg é mais que suficiente para quem precisa de uma picape para seus dias de lazer e aventuras, mas também para transportar seus pertences durante a semana. E se precisar colocar muita bagagem, tem espaço de sobra.
Ford Maverick Lariat FX4 em números
A Maverick consegue oferecer medidas de uma picape intermediária (5,11 m), mas com excelente volume na caçamba (943 litros) e espaço interno para cinco ocupantes, que se acomodam como em um carro de passeio. Por dentro, o acabamento combina sofisticação com praticidade. O uso de couro marrom no estofamento facilita a limpeza depois de um passeio na cachoeira ou na trilha.
O posicionamento de todos os comandos foram pensados para entregar a melhor ergonomia e fácil manuseio. E o pacote de conteúdos oferece tudo que se espera de uma picape. O quadro de instrumento combina os tradicionais e precisos relógios analógicos com um grande computador de bordo que oferece todas as leituras com alta definição. Tudo está diante dos olhos.
A Maverick Lariat FX4 ainda conta com multimídia com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, assim como câmera de estacionamento. O pacote adiciona ainda climatização digital de duas zonas, partida sem chave, ajuste elétrico do banco do motorista, vidros e retrovisores elétricos.
O pacote de segurança é referência na Ford Maverick. A picape conta com sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho para o motorista), assim como freios ABS, controles de tração e estabilidade, monitor de pressão dos pneus, vetorização de torque, além de assistentes de condução que integram controle automático de descida, alerta de colisão, frenagem emergencial autônoma, indicador de fadiga e assistente de farol alto.
Motor e transmissão
A Maverick Lariat FX4 é espaçosa, é bem equipada e também tem comportamento dinâmico impressionante. Seu conjunto mecânico combina o polivalente motor EcoBoost 2.0 de 253 cv e 38,7 kgfm de torque, com uma caixa de marchas automática de oito velocidades e tração integral permanente.
Esse conjunto é capaz de monitorar qual é a melhor entrega de força para cada uma das rodas de acordo com a necessidade. Para se ter uma ideia da pegada esportiva dessa picape, a Maverick acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.
Um número impressionante para uma picape. Sua velocidade máxima de 175 km/h (limitada eletronicamente) também é referência, com um desempenho que supera modelos com motores bem maiores e muito mais beberrões.
E já que tocamos no assunto consumo. A Ford Maverick chama atenção pela eficiência. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo da picape é 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, abastecido sempre com gasolina.
É uma média impressionante para uma picape de 5 metros de comprimento. Outros modelos menores e menos potentes não conseguem médias tão eficientes. Ou seja, a Maverick é uma picape para viajar sossegado, com autonomia de quase 750 km.
Suspensão para qualquer condição
A Suspensão da Maverick é um capítulo à parte. Picapes geralmente utilizam conjuntos rudimentares, com eixo rígido ou torção. Mas a Maverick aposta em um conjunto independente nas quatro rodas.
Ela utiliza o conhecido sistema McPherson (frente) e conjunto multibraço (traseira). Tudo isso garante comportamento impressionante. Ela é macia na cidade, é estável na estrada e tem curso de sobra no off-road. Os freios a disco nas quatro rodas também garantem frenagens imediatas e seguras. Ou seja, ela é eficaz em qualquer situação.
Estilo Ford
A Ford sempre soube desenhar picapes. Quem se lembra do estilo único da F-1000? Ou da primeira geração da Ranger? Nem vamos mencionar a belíssima F-150 Lightning. Daí, desenhar a Maverick não foi problema.
A picape tem estilo robusto e suave ao mesmo tempo. Nada de recortes bruscos que parecem remendos. Tudo é fluido e musculoso. O conjunto óptico em formato de bumerangue é uma marca registrada nas picapes Ford. Uma assinatura que é reconhecida quando uma picape da marca surge em qualquer retrovisor.
Os acesso ao interior e caçamba foram desenhados não apenas para compor o visual, mas também para oferecer a melhor ergonomia. Adicionar e remover volume na caçamba é fácil. Acessar o bagageiro também é simples e não exige contorcionismo. Tudo na medida exata.
Resumo da obra
Em um mercado em que todas marcas querem fazer picapes e todo mundo sonha em ter uma caçamba para chamar de sua, a Ford Maverick é sem dúvida uma das melhores escolhas. Afinal, o velho Henry Ford já fabricava picapes há mais de 100 anos.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas