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Fim do controle

Rodízio de carros em São Paulo pode estar com os dias contados

Novo projeto de lei pretende acabar com as restrições para veículos licenciados fora de São Paulo

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Rodízio da capital paulista pode perder eficiência com novo PL
Rodízio da capital paulista pode perder eficiência com novo PL Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

Apesar de bem intencionado, um novo Projeto de Lei (PL) pode bagunçar (ainda mais) o trânsito da capital paulista. O texto do PL 905/23 propõe proibir a aplicação de multas municipais pela infração de rodízio por veículos licenciados em outras localidades.

A ideia é boa, já que é inviável exigir que o motorista que não é morador da cidade tenha que saber as restrições municipais vigentes, especialmente a que diz respeito à proibição de circulação de carros com determinado final de placa. 

Porém, essa pode ser a grande sacada para motoristas residentes em São Paulo burlarem o sistema de rodízio de carros, deixando ainda mais caótico o trânsito da capital paulista.  

Como a medida pode ajudar os motoristas paulistas a burlarem a lei?

Trânsito
Moradores da capital paulista podem burlar lei do rodízio caso novo PL seja aprovado Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

O PL pretende isentar veículos licenciados em outros municípios, ou até mesmo estados, de cumprirem o cronograma do rodízio de carros, que acontece entre 7h e 10h da manhã e entre 17h e 20h da noite, na seguinte ordem de finais de placa:

  • Segunda-feira: 1 e 2;
  • Terça-feira: 3 e 4;
  • Quarta-feira: 5 e 6;
  • Quinta-feira: 7 e 8;
  • Sexta-feira: 9 e 0.

Com isso, moradores de São Paulo que queiram se livrar do rodízio podem usar a nova medida como brecha e registrarem seus veículos em outra localidade, mesmo morando e circulando na capital.

Além disso, a lei também isentaria uma grande parte dos veículos de locadoras que, em sua maioria, têm registro em Minas Gerais e são usados pelos motoristas de aplicativos. Assim, milhares de veículos serão liberados para transitar no horário de pico sem qualquer tipo de restrição.

Trânsito
Trânsito da capital paulista ficará ainda mais caótico sem rodízio que já existe há quase 30 anos Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Outro detalhe é que o rodízio de carros da capital paulista também existe com o objetivo de reduzir emissões. Logo, com a liberação, mais veículos transitariam ao mesmo tempo, aumentando a poluição.

Até o momento, o rodízio segue em vigor independentemente da localidade de registro do veículo. Portanto, o motorista que for avistado dirigindo em desacordo com o cronograma do rodízio será autuado, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

elétrico
Carros elétricos podem transitar sem restrições em São Paulo Foto: Internet / Reprodução

Vale lembrar que motoristas de táxis, transporte escolar, guinchos, ambulâncias, profissionais da medicina e pessoas com deficiência estão isentos do rodízio e podem adentrar na zona de restrição mediante prévio cadastro junto ao órgão de trânsito.

Além disso, como uma proposta de incentivo à eletrificação, na capital paulista, carros elétricos e híbridos também podem trafegar livremente, independente do dia e horário.