Você com certeza já se deparou com a polêmica pergunta: carros usados e seminovos são a mesma coisa? A resposta é não.
Mas afinal, o que diferencia os dois? Na teoria, existem alguns critérios comumente utilizados para encaixar os veículos nas duas categorias, como:
- Ano de fabricação: para ser considerado seminovo, o veículo pode ter até três anos desde sua fabricação; caso chegue a quatro anos passa a ser considerado usado;
- Quilometragem: em geral, um veículo seminovo precisa ter uma média de 20 mil quilômetros rodados por ano. Ou seja, se ele tem dois anos de fabricação, precisa ter rodado no máximo 40 mil quilômetros, e se tiver três, no máximo 60 mil quilômetros;
- Quantidade de donos: definiu-se que carro seminovo é aquele que passou por apenas um dono desde a compra.
Além disso, o gerente de vendas Marco Túlio Ribeiro afirma que estar na garantia e ter sofrido pouca depreciação desde a sua fabricação também são fatores que podem diferenciar um carro usado de um seminovo.
Mas como para quase tudo na vida, "na prática, a teoria é outra", diferenciar os usados de seminovos depende de uma análise um pouco mais subjetiva.
Afinal, como funciona a diferenciação entre usados e seminovos?
Para esclarecer como é feita esta separação, Ribeiro propõe uma situação hipotética, tomando como exemplo dois carros de ano/modelo 2022:
- Um Chevrolet Onix com retoques de pintura e amassados na lataria, com 10 mil quilômetros rodados;
- Um VW Polo em ótimo estado de conservação, sem retoques de pintura, com 60 mil quilômetros rodados.
Se a análise for feita tomando como base apenas o ano de fabricação, ambos seriam considerados veículos seminovos, já que desde sua produção até 2024 são apenas dois anos completos.
Já se analisarmos a quilometragem, o Chevrolet Onix rodou em média cinco mil quilômetros por ano, o que o definiria como um carro seminovo. Já o VW Polo com a média de 30 mil quilômetros percorridos por ano, certamente seria um carro usado.
Por fim, se o foco for o estado de conservação dos veículos, a situação se inverteria. Isso porque os danos na pintura e lataria do Chevrolet Onix certamente o classificariam como um carro usado, enquanto o estado de conservação do VW Polo o tornaria seminovo.
Resumindo...
Não existe uma definição fechada sobre o que é um carro usado ou seminovo. Por mais que os critérios adotados no mercado consigam fazer uma boa diferenciação, é preciso realizar uma análise global do estado do veículo antes de defini-lo como um ou outro.
Só assim será possível entender se ele se assemelha mais um veículo zero quilômetros ou a um veículo cujo uso trouxe danos para a estrutura, estética ou mecânica.
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