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FRACASSO

Vendas da nova Volkswagen Amarok vão de mal a pior

Nova geração da caminhonete vendeu bem menos que a antiga ao longo do ano passado

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Volkswagen Amarok 2023 vermelha de frente em movimento em rodovia asfaltada com montanhas ao fundo
Volkswagen Amarok 2023 vermelha de frente em movimento em rodovia asfaltada com montanhas ao fundo Foto: Foto: Volkswagen/Divulgação

No mercado brasileiro, a Volkswagen Amarok nunca decolou, ao menos sob o ponto de vista comercial: a caminhonete sempre esteve entre as menos vendidas do segmento e, no ano passado, ficou mais uma vez na lanterna, com um total de 7.978 emplacamentos, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Porém, acredite se quiser, a nova geração da picape produzida na África do Sul, vem obtendo aceitação ainda pior.

É o que diz um comunicado global à imprensa divulgado pela própria Volkswagen, que traz os dados de vendas da Amarok. A antiga geração, que é fabricada na Argentina e vendida unidamente em países da América Latina, somou um total de 44.100 emplacamentos.

Trata-se de um número muito baixo, mas, ainda assim, bem melhor que o da nova safra, que é produzida na África do Sul: apesar de ser exportada para Europa, África, Oriente Médio e Oceania, ela teve pífias 21.800 unidades comercializadas.

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No comunicado em questão, a Volkswagen afirma que, em 2023, as vendas globais da Amarok cresceram 65,3% em relação ao ano anterior. Porém, o caso é que o total de emplacamentos, considerando as duas gerações, não passou de 65.800. Nesse ponto, vale lembrar que a nova linhagem da caminhonete esteve à venda ao longo de todo o ano passado.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a Volkswagen Amarok produzida na Argentina:

Como é a nova Volkswagen Amarok?

Completamente reprojetada, a nova geração da Amarok passou a ser baseada na Ranger, graças a um acordo entre Volkswagen e Ford para o desenvolvimento de veículos comerciais. Por enquanto, porém, esse modelo continuará sendo produzido unicamente na África do Sul.

Para o Brasil e os demais países da América Latina, a Volkswagen prepara uma reestilização para a atual geração da Amarok. Assim, a picape terá duas unidades distintas em produção no planeta: uma totalmente nova e outra antiga, porém atualizada com uma "plástica", que seguirá em produção na Argentina, de onde será importada ao Brasil.

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