No mercado brasileiro, a Volkswagen Amarok nunca decolou, ao menos sob o ponto de vista comercial: a caminhonete sempre esteve entre as menos vendidas do segmento e, no ano passado, ficou mais uma vez na lanterna, com um total de 7.978 emplacamentos, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Porém, acredite se quiser, a nova geração da picape produzida na África do Sul, vem obtendo aceitação ainda pior.
É o que diz um comunicado global à imprensa divulgado pela própria Volkswagen, que traz os dados de vendas da Amarok. A antiga geração, que é fabricada na Argentina e vendida unidamente em países da América Latina, somou um total de 44.100 emplacamentos.
Trata-se de um número muito baixo, mas, ainda assim, bem melhor que o da nova safra, que é produzida na África do Sul: apesar de ser exportada para Europa, África, Oriente Médio e Oceania, ela teve pífias 21.800 unidades comercializadas.
No comunicado em questão, a Volkswagen afirma que, em 2023, as vendas globais da Amarok cresceram 65,3% em relação ao ano anterior. Porém, o caso é que o total de emplacamentos, considerando as duas gerações, não passou de 65.800. Nesse ponto, vale lembrar que a nova linhagem da caminhonete esteve à venda ao longo de todo o ano passado.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre a Volkswagen Amarok produzida na Argentina:
Como é a nova Volkswagen Amarok?
Completamente reprojetada, a nova geração da Amarok passou a ser baseada na Ranger, graças a um acordo entre Volkswagen e Ford para o desenvolvimento de veículos comerciais. Por enquanto, porém, esse modelo continuará sendo produzido unicamente na África do Sul.
Para o Brasil e os demais países da América Latina, a Volkswagen prepara uma reestilização para a atual geração da Amarok. Assim, a picape terá duas unidades distintas em produção no planeta: uma totalmente nova e outra antiga, porém atualizada com uma "plástica", que seguirá em produção na Argentina, de onde será importada ao Brasil.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!