Se você está animado com a chegada dos elétricos com força total ao Brasil, a notícia é boa. Apesar da fabricação nacional ainda não ser uma realidade, a GWM já está trabalhando em expansão e começará a produzir, em maio deste ano, a sua picape híbrida flex Poer e um SUV, também híbrido ainda não divulgado, na planta de Iracemápolis, em São Paulo.
E nessa onda de expansão, a GWM anuncia que terá o seu primeiro modelo 100% elétrico produzido fora da China. O novo local escolhido para dar vida ao Ora 03 foi a província de Rayong, na Tailândia.
O compacto elétrico será produzido na unidade que pertencia à General Motors, adquirida pela GWM em novembro de 2020. Da nova unidade ainda sairá um veículo híbrido que, apesar de não ter sido revelado pela montadora, também será o primeiro com essa tecnologia a ser produzido na Tailândia.
Outra novidade é que, o novo local de produção da GWM também contará com uma unidade da S-Volt, primeira fábrica de baterias automotivas do Sudeste Asiático. A empresa global de alta tecnologia será a fornecedora das baterias do Ora 03 fabricado em Rayong. Segundo a GWM, sua capacidade anual é de 60 mil baterias.
Conheça o modelo que será produzido na nova fábrica da GWM
O GWM Ora 03, rival direto do BYD Dolphin no Brasil, é equipado com motor elétrico com 171cv e 25,5kgfm de torque. Trata-se do propulsor mais potente dessa faixa de mercado, com aceleração de 0 a 100km/h em 8,2 segundos.
O elétrico está disponível em duas versões, a de entrada, Skin, com bateria de 48kWh e autonomia de 232 quilômetros, e a versão GT, com bateria de 63kWh e alcance de 319 quilômetros, no ciclo do Inmetro.
No site da GWM, a versão Skin está disponível a partir de R$ 150 mil e a versão GT, a partir de R$ 184 mil. Ambas são equipadas com frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo (com função Stop & Go, ajuste de velocidade do veículo de acordo com o ângulo da curva e desvio inteligente de caminhões) e sistema de centralização na faixa.
Já a versão GT adiciona frenagem em tráfego cruzado, assistente ativo de ponto cego, alerta de abertura de portas após o carro estar estacionado e desligado, reconhecimento de placas de velocidade com alerta de excesso de velocidade, câmera 360 graus e assistente de estacionamento automático.
O interior traz duas telas integradas – quadro de instrumentos e multimídia – com 10,25 polegadas cada uma, bancos dianteiros com massageador, ventilação, ajustes elétricos, memória para o motorista e o recurso Easy-Entry/Easy Exit, onde os assentos se afastam automaticamente ao abrir a porta, para oferecer espaço extra no acesso ou saída do veículo. Além disso, o porta-malas de 228 litros tem sistema para abertura automática sem usar as mãos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!